Devido diferença de informações, Garantia Safra de Lagoa Grande(PE) estar sob análise do MDA e pode ser liberado mediante portaria do próximo mês

garantia-safra-15-16

O Programa Garantia Safra 2015/2016 no município de Lagoa Grande no Sertão de Pernambuco, devido diferença entre cruzamento de dados estar sob análise do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Assim como Lagoa Grande  outros municípios também até o momento não tiveram os pagamentos dos agricultores liberados não se sabe se foram diferenças de dados apresentados, como o que ocorreu em Lagoa Grande.

Foram constatadas diferenças entre os dados apurados através do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informados ao Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA e os dados pesquisados pelo Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, Secretaria de Agricultura do município, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais(STR) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável(CMDRS).

Em e-mail enviado ao MDA, o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento do Interior, José de Oliveira cobrou resposta em nome da Comissão Municipal do Garantia Safra, devido o município não constar na lista dos municípios com pagamentos liberados aos agricultores.

nota-garantia-safra-seadi

Em resposta recebida no dia 16 deste mês, o MDA informou que o município de Lagoa Grande estaria sob análise, sendo que até aquele momento não tinha a confirmação de perda acima de 50%.

nota-garantia-safra

O MDA também levou em consideração dados colhidos pelo LSPA do IBGE no mês de junho passado, onde apontou rendimento na produtividade de Feijão de 600kg/hectare.

Sendo que de acordo com informações da Produção Agrícola Municipal – PAM e comparada com o rendimento dos últimos dez anos, o município teria obtido um aumento de 263kg/h, ou seja, 78% acima do esperado.

Em outra informação do LSPA foi que no mês de junho, o município em relação a produtividade do milho, obteve uma produtividade de 800kg/hectares, sendo que sendo comparado com a produtividade esperada de milho na safra 2015-2016, de acordo com informações da PAM dos últimos dez anos, o município teria obtido um aumento na produção de 518kg/h, ou 184% acima do esperado.

Com esses cruzamentos de dados, a safra 2015/2016 usando as informações do LSPA e comparado com a média da PAM dos últimos dez anos, no município não foi contatado perda da produção.

O MDA ainda disse que, caso as informações do LSPA sobre a produtividade obtido este ano sejam atualizadas pelo IBGE, seria possível aplicá-las novamente na análise.

O que se observa é que para constatação da perda de safra não foi não foi levado em consideração pelo IBGE os índices pluviométricos medidos pelo Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA no município, nos meses de janeiro a junho de 2016, que totalizou apenas 367,0 mm.

Segundo informações do IPA, choveu em janeiro 304,00 mm, Fevereiro 34,5 mm, Abril não choveu, Maio 1,0 mm e Junho 5,0 mm, num total de 367,00 mm.

Nesse total, o IPA destacou que no mês de janeiro choveu 304,00 mm, como sendo concentrada em apenas algumas comunidades do município.

Um outro dado que se observa não ter sido levado em consideração comprovadamente com alto grau de transparência em pesquisa realizada pelo IPA, através de laudos assinado por uma engenheira agrônoma do município onde foram selecionados 50 agricultores pelo MDA e aprovados no Garantia Safra para observância de constatação da produtividade na safra de Milho e Feijão.

Um outro levantamento feito no mês de Setembro, das culturas de Milho, Feijão, Sorgo, Melancia, Capim Buffel e Palma, sempre realizado anualmente em equipe formada em parceria com IPA, Secretaria de Agricultura do município, Sindicato dos Trabalhadores (STR) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, foi comprovado este ano a perda de 50 a 90% nos índices de perdas entre as referidas  culturas pesquisadas, num total de 2.350 hectares plantados.

perdas-plantacao-e-perdas

Em reunião realizada no dia 15 deste mês da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias de Lagoa Grande, entre IBGE, IPA, STR, Secretaria de Agricultura do município e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, o IBGE foi questionado sobre a diferença dos dados apresentados pelo IBGE cruzado com o IPA causando a suspensão do pagamento do Programa Garantia Safra no município.

ata-do-g-s-consideracoes

Nessa mesma reunião foram feitas as considerações registrada em ata constando que houve a perda de 80% das culturas de feijão e 90% de milho devido a estiagem.

ata-do-gs-consideracoes

A ata foi assinada pela Chefe da Agência do IBGE Aline Pereira de Oliveira Almeida e pela Agente de Pesquisa do IBGE, Aline Barbosa de Santana.

O secretário de agricultura do município José de Oliveira, disse todos os partes foram devidamente quitados como pode ser verificado no sistema do MDA e, que terminado  esse processo de análise e a observância entre os dados e que constatam comprovadamente  a perda da safra, o município certamente estará entre o próximo lote de municípios com pagamentos a serem liberados e que também até o momento não tiveram seus pagamentos dos agricultores  liberados  pelo MDA.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *