Tecnologia: Instituto de Criminalística de Petrolina possui moderno comparador balístico

whatsapp-image-2016-12-21-at-12-42-04

whatsapp-image-2016-12-21-at-12-41-58

whatsapp-image-2016-12-21-at-12-42-01

Equipado com computador, microscópio, câmera e impressora a laser, o novo equipamento repassado ao Estado pelo Ministério da Justiça do Governo anterior, faz parte do processo de modernização do Instituto de Criminalística de Petrolina, com inauguração prevista para o próximo dia 28/12/2016 que ainda serão nomeados novos peritos criminais do concurso em andamento.

Para o Gestor do IC Petrolina, Perito Criminal Ivan Câmara de Andrade, o novo aparelho de Balística Forense, possui uma qualidade óptica e mecânica superior ao já existente no IC Recife. O aparelho também fornece controle manual dos decks, ponte de comparação e sistema de iluminação, oferecendo maior flexibilidade e conforto para o usuário.

“A forma de funcionamento é igual ao antigo, mais por possuir novos recursos, como maior qualidade de imagem, iluminação, resolução e transporte de imagem para o computador, o novo micro comparador balístico oferece alta precisão para a comparação de projéteis de armas de fogo”.

Durante o exame de balística, o perito compara os projéteis coletados na cena do crime com o projétil padrão retirado de uma arma suspeita. Isso é possível porque quando é feito um disparo, o cano da arma de fogo possui raias para dar uma maior estabilidade ao projétil, ao mesmo tempo em que provoca ranhuras no projétil que funcionam como uma impressão digital, o que permite ao perito afirmar de que arma foi feito o disparo, garantiu Ivan Câmara.

“Agora com este aparelho e como novos profissionais que serão contratados iremos aumentar a nossa produtividade e não mais iremos depender dois exames no IC Recife onde a demanda é muito grande. Vale destacar que esse aparelho é muito importante, mas, o laudo final é produzido totalmente pelo perito, que manuseando o micro comparador analisa as imagens de forma criteriosa para não cometer erros”. Como se diz: “O dever de um perito é dizer a verdade; no entanto, para isso é necessário: primeiro saber encontrá-la e, depois querer dizê-la. O primeiro é um problema científico, o segundo é um problema moral.”

Ângelo de Lima que também faz parte da equipe do setor de balística do IC ressaltou a importância da aquisição do novo equipamento. “Temos uma grande demanda de solicitações para realização de perícias de comparação balística e como tínhamos apenas um aparelho isso sobrecarregava a nossa equipe. Agora com dois esperamos aumentar as conclusões de laudos”, afirmou Ângelo.(Blog Diário Popular)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *