Projeto que torna Festa dos Vaqueiros de Curaçá(BA) patrimônio imaterial é aprovado

vaqueiro

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou Projeto de Lei de autoria da deputada Fabíola Mansur (PSB) que declara a festa dos Vaqueiros de Curaçá patrimônio cultural imaterial do estado da Bahia. O município de Curaçá fica no Vale do São Francisco, faz parte da microrregião de Juazeiro.

A região se destaca pela produção de diversas manifestações culturais, que exteriorizam a força do seu povo, a Festa dos Vaqueiros é uma delas. A comemoração tem sua origem no ano de 1953, e foi idealizada pelos moradores da cidade com o objetivo de homenagear o centenário do município. A festividade é considerada uma das maiores manifestações culturais da região do Vale do São Francisco, reunindo centenas de pessoas, entre vaqueiros, homenageados da festa, moradores da região e turistas de todo o Brasil.

Fabíola comemorou com seus pares a aprovação do seu projeto. “É importante que a cultura nordestina e baiana sejam cada vez mais valorizadas, são muitas as manifestações culturais em nosso estado, no sertão, no Recôncavo, no litoral, nos quatro cantos da Bahia. Precisamos valorizá-las, essa cultura não pode se perder. A partir do momento que essa celebração tradicional se torna patrimônio cultural imaterial do Estado o governo passa a ter responsabilidade em sua manutenção e na divulgação, ou seja, valorização e fortalecimento da cultura”, afirmou o a parlamentar.

Conheça o projeto: http://www.alba.ba.gov.br/atividade-parlamentar/proposicoes-resultado.php?cod=PL./21.547/2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *