Fernando Bezerra e secretários de Pernambuco vão a ministro pedir mais recursos para Saúde do estado

22.02.17_SaúdePE_ministro_1

Acompanhados pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), os secretários de Saúde, Iran Costa Júnior, e da Casa Civil do Governo do Estado de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira, foram recebidos, nesta quarta-feira (22), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. Durante a audiência – na sede do ministério, em Brasília – o líder do PSB no Senado e os secretários solicitaram o aumento dos recursos federais para o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado; principalmente, para o custeio de procedimentos de média e alta complexidade e das Unidades Pernambucanas de Atendimento Especializado (UPAEs).

Na reunião, que também contou com a participação do deputado Fernando Monteiro (PP-PE), foram apresentados, ao ministro, balanços que mostram um déficit mensal de R$ 28 milhões. “Estes recursos são fundamentais para manter a assistência aos serviços especializados de saúde à população e de alto custo ao SUS, como é o caso dos tratamentos em oncologia e cardiologia, hemodiálise e leitos de UTI”, destacou Fernando Bezerra à Ricardo Barros.

Segundo demonstrou Iran Costa, Pernambuco é o estado da Região Nordeste que mais investe na Saúde e aplica, proporcionalmente, mais recursos no setor que Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. “Os custos dos procedimentos em Média e Alta Complexidade aumentam ano a ano. Além disso, das nove UPAEs, somente duas recebem financiamento do governo federal”, observou o secretário.

De acordo com o senador Fernando Bezerra Coelho, o ministro foi receptivo às demandas apresentadas durante a audiência. “Ricardo Barros demonstrou sensibilidade à situação da Saúde em Pernambuco e comprometeu-se a estudar possibilidades e apresentar soluções o mais rapidamente possível”, conta o líder.

Mais informações – Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *