Blitz da oposição: Vereadores da Oposição visitam PSF´s no segundo dia de funcionamento e constatam a falta de vários medicamentos

visita aos PSF

Nesta quinta(11) os vereadores da oposição, Carlinhos Ramos(PSB), Lindaci Amorim(PT), Professor Vavá(PSB) e a presidente do legislativo Iara Evangelista(PSB) mesmo estando de recesso parlamentar botaram o pé na estrada e cumpriram agenda visitando os PSF´s  da sede do município e do Distrito de Vermelhos.

Na blitz, os vereadores conversaram com pacientes e servidores e constataram como anda o atendimento aos pacientes e os estoques de medicamentos no segundo dia de funcionamento após a paralização de quase um mês por determinação do prefeito Vilmar Cappellaro(PMDB) no segundo dia após voltar a funcionar, a situação é lamentável em algumas unidades de saúde com as faltas de medicamentos e a estrutura.

Os vereadores visitaram o PSF 10 no Bairro Morada Nova, PSF 06 no Bairro do Chafariz, Farmácia Básica Central, PSF 02 no Bairro do Vasco, PSF 08 na Malhada Real e PSF´s 03 e 04 no Distrito de Vermelhos.

No PSF 06 na entrada encontraram, um sinal de abandono, o mato tomando de conta na entrada do PSF e com algumas faltas de medicamentos.

Segundo os vereadores, falta medicamento para hipertenso e diabético, assim como, dipirona, paracetamol e outros medicamentos essenciais básicos, estão quase todos em falta.

Os vereadores também foram parados no meio da rua para receber reclamações de populares que estão indo aos PSF´s  pegar medicamentos e,  no entanto, são mandados para a Farmácia Básica Central, num jogo de lá pra cá e de cá pra lá.

Na Farmácia Básica Central, os vereadores estiveram questionaram a falta de medicamentos nos PSF´s e as reclamações.

Segundo os servidores da Farmácia Básica, a medicação está no estoque, mas que ainda não teria sido distribuído as PSF´s e que até segunda todas as unidades estarão abastecidas e que os medicamentos controlados o ideal é ser entregue na Farmácia.

No PSF 02 foi verificado pelos vereadores, a entrada da unidade com muita sujeira e mato onde até mesmo grupos de cachorros brigam na porta daquele PSF, assim como, também está faltando medicamentos, alguns de diabéticos e hipertenso, assim como, homeprazol, paracetamol e dipirona.

Já o PSF 03 no Distrito de Vermelhos, foi encontrado fechado e com um aviso no portão informando que ‘Somente reabrirá na próxima Segunda-feira dia 15, em novo endereço na Rua Mandacaru’.

“É um absurdo a gente ver essa situação no segundo dia de funcionamento dos PSF´s, a população chega pra pegar um remédio, no entanto, não tem e, podemos constatar que são várias as faltas de medicamentos como, diabéticos e Hipertensos e outros essenciais, mas que estão em falta, depois de tantos dias fechados os PSF´s ainda abre nessa precariedade, mas vamos estar acompanhando essa situação de perto”, criticou a presidente Iara Evangelista.

Uma outra amostra de descaso constatado pelos vereadores, foi no PSF 04 no Distrito de Vermelhos, a unidade está com o portão de entrada isolado e com um aviso, informando que o mesmo estar quebrado e, amarrado com um pedaço de atadura e dentro da unidade, tampas de fossas estão semi abertas e corredor com mato.

“É inadmissível que após tantos dias os PSF´s ficaram fechados ainda no segundo dia que volta a funcionar a gente constata a falta de medicamentos e medicamento básicos, sendo que chega na Farmácia Básica Central, os servidores dizem que os medicamentos estão lá mas que ainda serão distribuídos nos PSF´s, enquanto isso a população passa por transtornos, vemos ai faltas de medicamentos básicos que não deverão estar faltando como pra hipertenso e diabéticos e outros medicamentos básicos”, reclama o líder da oposição Carlinhos Ramos.

Esta é a situação em que se encontra o sistema de saúde do município após receber R$ 5,5 mi.

Vale destacar ainda que após os vereadores da situação dispararem altos elogios ao sistema de saúde Lagoa Grande, os vereadores da oposição mostram o sistema funcionando bem diferente, com faltas de medicamentos e outras faltas.

Com a palavra, a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Grande-PE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *