Conselho Municipal de Saúde apresenta relatório com denúncias contra a saúde de Lagoa Grande

DSC00491

Na última sexta(26),  a reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde Lagoa Grande(PE), foi bastante recheadas de denúncias por parte dos conselheiros do referido órgão fiscalizador do sistema de saúde do município.

Além da Comissão de Orçamento e Finanças do conselho, suspender a votação das contas referentes aos meses de Setembro a Dezembro de 2017, por falta de esclarecimentos sobre alguns valores de despesas considerados elevados, ainda foi apresentado uma série de denúncias em relação ao Hospital José Henrique de Lima e nos PSF´s  do município.

DSC00482

A Conselheira Maria do Socorro Ramos, apresentou um relatório contendo várias denúncias e irregularidades encontradas em visitas de fiscalização do conselho aos PSF´s e através de denúncias feitas pelos próprios pacientes.

Confira as denúncias:

  • PSF 02

Desde dezembro foi constatado que vem ocorrendo uma dupla escala de servidores, onde uma técnica de enfermagem do PSF 02 estava dando plantão no Hospital José Henrique de Lima, deixando na sua função no referido PSF, uma Agente Comunitária de Saúde(ACS).

A denúncia foi constatada pelo conselho e considerada grave pelo presidente do Conselho Francisco Gomes, diante da dupla função e os dois salários.

  • PSF 04

 A denúncia é sobre a pessoa responsável pelo atendimento na Farmácia e a recepcionista, onde ambas se ausentaram ás 12h30min do seu serviço, quando são contratados para trabalhar 08 horas diárias e no entanto, ao sair no referido horário soma-se quatro horas e meia.

Na ausência da pessoa responsável pelo atendimento na Farmácia Básica chegaram pessoas para pegar medicação e, não encontraram quem atendesse, porque a Farmácia estava fechada. Com isso, havia pessoa que estava tentando pegar o remédio desde a última semana devido não encontrar a farmácia aberta.

  • PSF 09

Uma paciente reclamou que foi pegar medicação lá no PSF em Açude Saco e a servidora de plantão pediu que a própria paciente fosse até a Farmácia Básica e pegasse a medicação da mesma. Correndo risco desta paciente pegar a medicação errada, por falta de esclarecimentos.

  • PSF 10

Foram duas graves denúncias do PSF 10. Falta de atenção por parte da pessoa que fica na sala de vacina com procedimento de vacinação a gestante errada.

E ainda, enfermeira tratando mal as gestantes, fazendo com que diante de estarem sendo destratadas por esta enfermeira, essas gestantes estejam sem querer ir fazer o pré-natal naquela unidade de saúde.

De acordo com o relatório apresentado pela conselheira Maria do   Socorro, também foi encontrado terço de férias dos PSF´s sem serem pagos aos servidores.

Neste mesmo relatório, ainda foi solicitado da Secretaria de Saúde, esclarecimentos sobre os Agentes Comunitários de Saúde(ACS) que foram denunciados pelos pacientes das suas áreas, em que os mesmos não fazem visitas as residências, sendo que, no entanto, houve uma fiscalização nas áreas que os ACS foram denunciados e, até agora não foi apresentado ao conselho nenhuma decisão diante das denúncias.

O Lagoa Grande Notícias deixa o espaço reservado para  a Secretaria Municipal de Saúde Lagoa Grande – PE, para quaisquer esclarecimento, caso julgue necessário.

Um comentário em “Conselho Municipal de Saúde apresenta relatório com denúncias contra a saúde de Lagoa Grande

  1. Bom no meu entedimento eu nao. tenho nada a disse sobre esa. Infermeira ela sempre teve um grande coracao. Bom para ajunda e anterde
    muito bem seus panciente porque ela sempre tratou muito bem meu filho entao nao tenho nada contra ela otimar como infermeira e como pessoa tambem qui deus sempre ti abencoe vc e uma pessoa muito iluminada e querida por aqueles que ti amar vc e i sempre sera uma grande quereira tir admiro muito parabens por tudu que vc coquistou a ter hoje qui deus sempre te ilumine sempre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *