Em nota enviada a imprensa, a diretoria da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) se pronunciou sobre a polêmica envolvendo o repasse dos recursos ao Hospital Dom Tomás.
O Hospital Dom Tomás afirma que os recursos provenientes de emendas do então deputado federal Adalberto Cavalcanti (Avante) e do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) não foram repassados, além de ter atraso o processo de credenciamento do Dom Tomás como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
Confiram a íntegra da nota:
A APAMI vem a público fazer o seguinte esclarecimento:
- Os recursos das emendas parlamentares do Senador Fernando Bezerra Coelho e do Deputado Adalberto Cavalcanti, totalizando R$ 5.500.000,00, depositados na conta do Estado de Pernambuco em abril de 2016, destinados ao Hospital Dom Tomás, até hoje não foram repassados à instituição. Referidos recursos poderiam ter sido absorvidos pelo Estado, desde que o valor correspondente tivesse sido destinado à Apami, o que não ocorreu.
- A aprovação da habilitação do Hospital Dom Tomás como UNACON, assinada pelo então ministro Gilberto Occhi em novembro de 2018, e que teria contratualização prometida pelo Estado até dezembro de 2018, não foi concretizado. Esse atraso prejudica o recebimento dos recursos anunciados e de outras dotações orçamentárias necessárias para o bom funcionamento do serviço.
Apami/Diretoria