Secretaria é acusada de negligenciar alunos com deficiência na rede municipal de Petrolina

Foto: Ascom PMP/SEDUCE divulgação

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) da Prefeitura de Petrolina está sendo criticada por não estar agindo da forma correta no tratamento em relação às crianças com deficiência na rede municipal de ensino. A denúncia partiu de uma fonte do Blog do Carlos Britto.

Confiram:

Gostaria de fazer uma denúncia em relação à Secretaria de Educação de Petrolina. Sou assistente de criança com deficiência em uma unidade da rede municipal em Petrolina. Diante da realidade que vejo as assistentes educacionais da mesma unidade passarem, venho denunciar a secretária, pois continua havendo descaso quanto às crianças com deficiência, visto que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência dá direito ao aluno com deficiência a um profissional de apoio escolar.

Na rede municipal de Petrolina está sendo ao contrário, eles estão escolhendo a quem vai dar o direito de garantir esse direito previsto na lei. As crianças estão desamparadas, contando apenas com um assistente para várias crianças, e tudo isso está prejudicando o desenvolvimento das mesmas, pois cada uma tem suas particularidades e uma pessoa não consegue auxiliar todas da forma que precisam e merecem.

Essa situação é desde o começo do ano. Ficou certo que avaliadores do CEIP viriam avaliar o comportamento das crianças com deficiência para dar ou não o direito a elas de um assistente, e mesmo assim o papel deles não está sendo cumprido da forma correta, pois é impossível saber o comportamento de uma criança sem nem mesmo pisar na sala de aula ou em alguns poucos minutos na sala. 

OBS: as crianças que têm o laudo recente estão tendo os seus diagnósticos ignorados, pois a secretária se recusa a mandar assistentes, mesmo sendo informados da extrema necessidade, muitas vezes até argumentando que não tem vaga na unidade sendo que outros funcionários já pediram destrato a semanas.

Blog do Carlos Britto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *