Na sessão da última terça(21) da Casa Zeferino Nunes um dos assuntos mais debatidos entre os parlamentares nessas duas primeiras sessões, foi Transporte Escolar Universitário, e os discurso de dois vereadores do governo Avante Lagoa Grande, deixou em dúvida a contemplação dos universitários para os três turnos.
Os discursos que deixaram dúvidas foram do líder da situação vereador Mantena(PMN) e do vereador Alvanir Gomes(PSD).
O vereador Alvanir Gomes em seu discurso disse ter estado com a comissão dos universitários e afirma:
“Ontem ficou acordado que a partir do dia 06 o prefeito irá disponibilizar um ônibus para levar esses estudantes sem qualquer despesa a qualquer aluno que seja, isso mostra o compromisso do prefeito Vilmar com toda classe estudantil, um assunto muito importante temos que dar uma atenção especial e não poderia deixar de dar essa assistência”, afirma o vereador Alvanir.
E na sequencia, o vereador da oposição(PSB) Vavá faz um aparte e questiona:
“Vereador, como vocês tiveram essa reunião com a comissão gostaria de fazer um questionamento: quando se diz que foi resolvido, foi resolvido os três horários ou só o turno da noite?, questionou o vereador Vavá.
E o vereador Alvanir responde:
“Justamente vereador.Por isso que é importante esse cadastramento para saber a quantidade de alunos que usa o transporte de manhã, tarde e a noite para assim, o secretário de educação com o prefeito saber a quantidade de ônibus que irá colocar através da quantidade de alunos”, respondeu o vereador Alvanir.
E o vereador Vavá faz mais um questionamento:
“Então dia 06…terminando esse cadastro, dia 06 é resolvido os três horários?”,
E o vereador Alvanir Gomes confirma:
“Dia 06 o transporte estará rodando.”
Já o discurso do vereador líder da bancada do governo Avante Lagoa Grande descartou nesse primeiro momento o transporte contemplando os três turnos, o vereador deixa claro que o transporte será disponibilizado nesse primeiro momento apenas para o turno da noite.
“Nesse primeiro momento de maneira emergencial nós vamos trabalhar a resolução de um transporte, certo… pra os universitários do turno da noite. Por quê turno da noite? Porque quando termina as aulas em Petrolina não tem transporte pra voltar, a ideia é os três horários tá contemplado, mas pra gente poder fazer isso, nós precisamos de um levantamento”, disse o vereador Mantena.
Em seu discurso, o líder da situação vereador Mantena disse ainda que a ideia é contemplar os três horários, manhã, tarde e noite, mas nesse primeiro momento que é mais impactante, a disponibilidade é para a noite, onde os alunos da noite não tem como retornar e que o levantamento por cadastramento dos alunos estará sendo realizado até esta sexta-feira(24).
“E ai trabalhar pra gente vê se consegue o mis rápido possível dar conta de toda demanda”, disse o vereador Mantena, isso a principio em função da necessidade dos alunos universitários do turno da noite da Facape, Univasf e IF- Sertão.
O líder da situação em seu discurso, volta a deixar claro:
“(…) o que ficou acordado ontem foi que seria nesse primeiro momento emergencialmente resolver a situação do turno da noite, certo… e trabalhar pra ve como resolver a situação dos outros que a gente não tem nas mãos da secretaria a quantidade de alunos que tem e que faz universidade”, esclareceu Mantena.
Segundo o líder da situação, o governo está realizando até esta sexta(24) apenas levantamento de alunos universitários, não incluindo os alunos que fazem cursinhos e, segundo Mantena poderá em outro momento futuro disponibilizar transporte para alunos dos cursinhos.