Lagoa Grande: Psicóloga do CRAS fala dos cuidados sobre Depressão

DSC01455

Diante de vários casos de que vem ocorrendo em Lagoa Grande no Sertão do estado, o Lagoa Grande Notícias traz ao debate um importante assunto e, que vem fazendo tragédias, a Depressão.

A depressão é um fato que vem sendo crescente silenciosamente e invisível que vem contribuindo para aumentar os índices de suicídios que vem acontecendo no município de Lagoa Grande nos últimos tempos.

Vários casos de atentados contra a própria vida já ocorreram e, que resultaram em óbito.

O LGN entrevistou a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do município, Ivonete Ramos, que falou sobre o assunto.

“A gente tem tomado conhecimento que são mais de pessoas jovens imaturas, que a família fique mais atenta e procure ver quando esses jovens mudam de comportamento”, disse a psicóloga.

De acordo com a psicóloga é necessário fazer um questionamento quando se observa a mudança do comportamento, o que ocasionou e procura saber o que se passa com essas pessoas.

O que fazer?

“Porque prevenir é o que mais dar certo é prevenir, que o jovem também fique atento se perceba, mergulhe dentro de si mesmo e veja o que tá mudando em sua vida, se tem alguma coisa que tá insatisfeito, que tá lhe fazendo mal, lhe desagradando, peça ajuda. ”

Na confiança a quem recorrer?

“Não guarde só para si os seus problemas, sempre tem em quem confiar, tem pai, tem mãe, tem irmão, tem tio, tem um amigo, pedi ajuda, não chegue a essa coisa extrema, porque atentar contra a própria vida e uma coisa muito extrema. ”

Observância de si  

“As pessoas procurem a ver que as outras podem ajudar.”

Os Sintomas

“Uma mudança de comportamento, afastamento, se tornar muito introvertido, não querer mais participar das mesmas coisas, não valorizar mais os amigos, nem a família, sempre tem uma mudança de comportamento.”

Uma Alerta

“Ficar muito atenta nessas pessoas que vem oscilando de comportamento, muito alegre outro dia muito triste e, quando triste fica muito isolado que podem estar atentando contra a si mesmo, o que é muito perigoso também é isso, porque a pessoa que tenta uma vez, vai ficar tentando sempre.”

O que leva a depressão?

“Não tem um determinante. Tem gente que si deprime por nada e, tem outras pessoas que passam por provações muito sérias e não entram nessa depressão”

Ação Médica

“Precisa de tratamento, inclusive com psiquiatra. Tem ajuda medicamentosa para se fortalecer. ”

O Lagoa Grande Notícias chama atenção das autoridades e dos órgãos assistenciais do município para esse grave problema que vem ocorrendo e passando despercebido na sociedade Lagoagrandense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *