Presidente Iara Evangelista participa de reunião que retoma debate sobre criação da reserva do Tatu Bola

DSC03974
Na última terça-feira(27), a presidente da Câmara de vereadores de Lagoa Grande(PE) Iara Evangelista(PSB) esteve participando de reunião para retomar debate sobre a criação da unidade de conservação do Refúgio de Vida Silvestre Tatu Bola nos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina.

Esteve presentes o Secretário de Meio Ambiente do Estado Sérgio Xavier, representantes da FETAPE, Sindicatos dos Trabalhadores de Santa Maria da Boa Vista, Petrolina e Lagoa Grande, AMMA de Petrolina, Prefeitos, Vilmar Cappellaro de Lagoa Grande, Humberto Mendes de Santa Maria da Boa Vista e Petrolina representado por Marcos Rafael da Agencia AMMA, Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Lagoa Grande.

Secretário de agricultura de Lagoa Grande, secretário de meio Ambiente de Santa Maria da Boa Vista, Agencia de Meio Ambiente de Lagoa Grande, o presidente da Associação dos Vaqueiros de Jutai o ex vereador Joaquim da Rocinha, Instituto Agronômico de Pernambuco(IPA), Gleidson Castro, ex secretário de Infraestrutura de Lagoa Grande e Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos André Cavalcanti.

DSC03945

DSC03946

Uma das propostas que será debatida com a população atingida do interior dos três municípios que será a inversão da criação da reserva do tatu bola na criação de APA com mosaicos. A reserva proposta ocupará 110 mil hectares nos três municípios.

A presidente Iara Evangelista solicitou a identificação das áreas atingidas através de documentos e, fez questionou sobre equipes nas comunidades onde perguntam a população sobre o conhecimento do referido projeto.

A reunião foi convocada pelo Secretário de Meio Ambiente do estado Sérgio Xavier para retomar debate sobre a criação a Reserva de refúgio da Vida Silvestre do Tatu Bola.

Nos encaminhamentos  ficou acordado a criação de um Grupo de Trabalho representado pelas representações presentes, o planejamento é realizar dois seminários em cada município com a participação da população para um amplo debate entre os agricultores e moradores do interior em áreas que serão atingidas.

DSC03958

“Vamos caminhar pra que a gente acordou que é exatamente trabalhar com a revogação do decreto, revoga o decreto concomitantemente numa proposta que pode ser uma APA, que permite um plano de manejo aberto mais democrático e sustentável”, diz Sergio Xavier.

Para o secretário de Meio Ambiente Sérgio Xavier, a proposta da APA seria devido ser uma modalidade mais aberta em relação ao uso sustentável para ocupação do solo.

Formadas as representações do grupo de trabalho para voltar a debater a criação da reserva, com uma proposta de APA e mosaico, uma próxima reunião ficou marcada para o dia 14 de julho no IPA em Petrolina.

No dia 29 de setembro de 2014, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou a criação do Refúgio Tatu-bola, oficializado por decreto quase 6 meses depois, em 16 de março de 2015. No dia 19 de novembro, o mesmo Consema aprovou, por unanimidade, a recategorização do Refúgio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *