Censo Agropecuário é lançado 2017 em Lagoa Grande

DSC05000

DSC05002

DSC05004

DSC05006

DSC05012

DSC05020
DSC05028

DSC05030
DSC05035
DSC05038
DSC05045

DSC05050

Nesta Terça-feira(08) foi realizado em Lagoa Grande no Sertão de Pernambuco, palestra de lançamento do Censo Agropecuário IBGE etapa 2017 para apresentar histórico em número produtivo e econômico do município.

Além do Coordenador Regional do IBGE, Otacílio Gonçalves, a palestra contou com a presença do prefeito Vilmar Cappellaro, do vice prefeito e atual secretário de saúde Italo Ferreira, de várias representações como, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais(STR), Associações de Produtores Rurais, Técnicos do IPA, Vereadores, Secretários Municipais, Gerência do Banco do Brasil, Conselhos Municipais e da Coordenadora de Campo do IPA, Ana Maria Moreira que esteve representando a gerência regional do IPA.

A solenidade, que é a primeira de uma série de três, fora apresentados modelo

“Termos o Prefeito Vilmar, vereadores, secretários, lideres Sindicais, do Banco do Brasil, de Associações, entre outros, aqui hoje, nos traz muito prestígio e é bem prazeroso. Esta é a primeira reunião que fazemos numa cidade com esta expressiva representatividade. Agradecemos a parceria da Prefeitura e do IPA, na capacitação dos recenseadores e na apresentação dos resultados que se dará em outubro” disse Otacílio Gonçalves.

A Coordenadora Ana também falou do trabalho realizado pelo IPA no município e a história de criação da instituição em 1935, na intenção de favorecer politicas publicas que venham beneficiar o homem do campo com as ações desenvolvidas através do seus técnicos, escritório local.

DSC05010

“Hoje em dia o IPA esta praticamente em quase todos os municípios do estado de Pernambuco tem um escritório do IPA com técnicos prestando assistência técnica aos agricultores familiares, a missão do IPA dentro dessa divisão do estado de pernambuco é tanto gerar como trabalhar tecnologias prestar assistência técnica de extensão rural com prioridade aos agricultores familiares”, explicou a coordenadora de Campo do IPA.

“Temos um município com grandes potenciais, temos uma renda per capta que chega a quase 12 mil reais. Só estaremos bem quando todos em nossa volta estiverem bem. Precisamos empoderar os nossos produtores, são grandes empreendedores. Quando todos crescem a cidade cresce. Precisamos utilizar estes dados coletados para fazer desenvolver esta região. Temos um laboratório de melhoramentos genéticos, temos o pátio de feiras para a comercialização em Jutaí, que vamos reinaugurar agora na feira e na festa do Vaqueiro. Com os melhoramentos genéticos e novas tecnologias, vamos ampliar as produções e gerar mais renda para o produtor. Com isso ele vai crescer e transformar sua realidade. Temos muitos desafios econômicos, precisamos fazer muito com pouco, otimizando os recursos. Agradecemos muito a parceria do IPA, do IBGE, da Embrapa, UNIVASF e todos os parceiros que tem nos ajudado no município” agradeceu o Prefeito Vilmar Cappellaro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *