Grande Recife testa ônibus com dois lugares para pessoa com deficiência

Atendendo a solicitação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o Consórcio Metropolitano de Transportes Grande Recife iniciou, em fase de teste, a ampliação do número de espaço reservado para a pessoa com deficiência em ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR).   No mês de julho, seis ônibus da Empresa Metropolitana que circulam nas linhas 202 – Barro/ Macaxeira (Várzea) e 207 – Barro/ Macaxeira (BR 101) ampliaram para dois o número de espaços reservados para as pessoas com deficiência física usuárias de cadeiras de rodas ou deficiência visual acompanhadas de cão guia.  Atualmente, pelo manual de operação do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP), os ônibus são obrigados a reservarem um espaço destinado a essas pessoas.

04.25-REUNIAO-PLENARIA-TEREZINHA-NUNES-JA-25Segundo a deputada Terezinha Nunes (PSDB), coordenadora da Frente Parlamentar na Alepe, a iniciativa atende a um pleito dos usuários com deficiência que utilizam o transporte público do Recife. “Uma grande conquista da Frente Parlamentar atendida pela Secretaria das Cidades. Agradecemos ao secretário Francisco Papaléo, pelo acolhimento a solicitação e pela presteza no atendimento, demonstrando sensibilidade com a causa das pessoas com deficiência”, afirmou a deputada.

Como os teste estão apresentando resultados positivos, nos próximos dias outros seis ônibus da Pedrosa e 18 da Trasncol, deverão iniciar teste semelhante em linhas que serão definidas pelo Consórcio. Uma mudança no layout dos ônibus prevendo dois espaços reservados para pessoa com deficiência deverá ser apresentada na próxima reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *