Câmara discute Plano de Saneamento com secretarias de Juazeiro e Conselho do Meio Ambiente

_MG_0647
Na tarde desta segunda-feira (09.10), a Comissão Especial que está discutindo o Plano Municipal de Saneamento Básico de Juazeiro se reuniu na Câmara de Vereadores. Além dos parlamentares, participaram representantes da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), do Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (Saae), da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) e do Conselho do Meio Ambiente.

O presidente da comissão, o vereador, Jean Gomes (PT), disse que o debate é amplo e é necessária a participação de todos. “Hoje a gente teve uma reunião proveitosa, fizemos um debate relativo às competências de cada secretaria. A gente precisa aprovar um plano de saneamento de Juazeiro e essa primeira reunião foi uma captação de informação desses órgãos. Na próxima vamos passar para os Conselhos para dar um debate amplo para que a gente possa extrair o máximo de informações possíveis e ver quais são os anseios da sociedade também”, expôs.

“O Plano de Saneamento é uma ação que está acontecendo em todo o Brasil. Cada município tem que se adequar a esse plano e Juazeiro já tem o seu confeccionado, entretanto precisa ser ajustado e aperfeiçoado. A Câmara vai dar sua participação nesse intuito de a gente poder favorecer a sociedade o melhor plano possível”, finalizou Jean.

O secretario da Semaurb, Agenor Souza, pontuou a necessidade do diálogo com os vereadores. “É muito positiva essa conversa com quem está referendado pela população para estar discutindo os arcabouços jurídicos. Tudo o que é colocado para o futuro desta cidade. É muito importante esta discussão para que os parlamentares passem a entender o lado técnico e do planejamento para 20, 25, 30 anos. A ação se não for correta hoje, vai só aumentar a bola de neve. Então quero agradecer a Câmara de Vereadores por esse convite para discutir, para ver sugestões maravilhosas como saiu aqui hoje”, disse.

Já o engenheiro civil do SAAE, Henrique Santiago, destacou a importância do conhecimento da área técnica. “Eu achei bastante produtiva a iniciativa do presidente da comissão de trazer os técnicos que estiveram envolvidos na elaboração do Plano de Saneamento para ter um maior conhecimento. Eles são os responsáveis pela votação da lei e estarem mais embasados de conhecimento técnico é muito importante”, disse. 

Estiveram presentes, os vereadores, Alex Tanuri (PSL), Joseilson Marcelino (PTB), Reinaldo Sabino (PC do B), Neguinha da Santa Casa (PMDB), Florêncio Galdino (PDT), Gledson Medrado (PSD), Jean Gomes (PT), Anastácio (PC do B). O secretario da Semaurb, Agenor Souza; o engenheiro civil do SAAE, Henrique Santiago; a diretora de controle interno, Ana Patrícia Gonçalves; o superintendente de Planejamento Urbano da Sedur, Professor João Pedro da Silva Neto e o membro do Conselho do Meio Ambiente, Josivaldo Fernandes.
Eudes Sampaio 
Assessoria CMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *