Petrolina (PE): Agosto tem aumento expressivo de notificações de abuso sexual contra crianças

formacao_1600x1200-abuso-sexual-infantil-como-identificar-uma-possivel-vitima-780x405

O mês de agosto teve um aumento expressivo de registros de abuso sexual  infantil em Petrolina (PE). O  salto foi de 60%, ou seja,  16 notificações em apenas 31 dias na área de abrangência do Conselho Tutelar da Região 2, que atende  mais de 100 localidades. (veja aqui)

Esse número é alarmante  em comparação aos casos contabilizados  de Janeiro a Julho de 2020 nessa mesma área do Conselho Tutelar da Região 2.  Foram  cerca de   53 denúncias, uma média  que fica entre 5 a 6 casos registrados mensalmente, dessas 50% envolve crianças de 03 a 12 anos.

De acordo com o conselheiro Gabriel Bandeira,  nesse mesmo período do ano de 2019, os casos chegaram a 38  notificações advindas de denúncias anônima, Disk 100, hospitais e delegacias. Em dezembro do mesmo ano foram totalizados  80 casos. “Acreditamos que até dezembro de 2020 devemos ultrapassa os 100 casos notificados”, afirmou.

Encaminhamento do Conselho Tutelar

Após a denúncia, o Conselho Tutelar realiza  um trabalho de acolhimento da vítima que é encaminhada ao atendimento médico e policial. Estes dois serviços são responsáveis, respectivamente, tanto para evitar doenças sexualmente transmissíveis e gestação, quanto para a realização dos exames sexológicos, abertura de inquérito e indiciamento do acusado.

É feito também o encaminhamento da vítima para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) onde é adotada todas as medidas de acompanhamento da parte psicológica da vítima e familiares.

Combate ao abuso infantil 

As ações são realizadas em escolas através de palestras educativas, trabalho com a rede de proteção desenvolvendo projetos de fortalecimento dos vínculos familiares, promovendo a conscientização da denúncia através das propagandas televisivas, rádios e internet, campanhas publicitárias afim de auxiliar as famílias a identificar um possível agressor.

“O combate à violência sexual é abuso, tem um parceiro importante que a denúncia, por ser tratar de um crime que 90% são praticados por pessoas do núcleo familiar, pessoas próximas, que conhecem a vítima e família, que ganham a confiança, após isso prática a violência.
A denúncia é algo de suma importância para coibiçao é retirada desses criminosos do meio social.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *