Secretaria de Saúde de Lagoa Grande leva Cine Saúde para comunidade de Queimada Grande no interior do município

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Grande(SESAU), levou na última terça(07) para a comunidade de  Queimada Grande no interior do município,  o Cine Saúde.

O Cine Saúde é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde onde busca  trabalhar a promoção da saúde e prevenção de adoecimentos por meio da utilização do audiovisual com as populações que residem nas regiões mais remotas do município.

A proposta é visitar essas comunidades e convidá-los para assistir um filme, documentário ou entrevistas sobre uma temática de saúde relevante para a localidade e logo após o termino abrir para debate e explanação sobre o tema.

“Nesse processo, os profissionais de saúde poderão mediar e colaborar para a aprendizagem da promoção de saúde de todos presentes. O Cine Saúde é inovador por ofertar cuidado com o uso de ferramentas do entretenimento e cinema, esse mecanismo, por sua vez, cativa o público e ao mesmo tempo contribui para maior adesão do processo de cuidado”, explicou o secretário Claudeval Galvão.

Primeiro Encontro

O primeiro Cine Saúde aconteceu na localidade de Queimada Grande. Oné o tema abordado foi câncer de pele. A secretaria de saúde montou uma tenda ao lado da associação de moradores, disponibilizou panfletos, pipoca e brindes de protetores solares para os moradores presentes.

Na oportunidade, foi apresentada um vídeo sobre o tema e logo após foi aberto o debate com mediação da enfermeira do PFS 05, Eugênia, o Secretário de Saúde, Claudeval, Coordenadora do Ceame, Ana Clébia e Coordenador do NASF, Edjan Santos.

Para o Coordenador do NASF, Edjan Santos, o momento de debate foi o mais rico do encontro, uma vez que os moradores tiraram suas dúvidas e foram esclarecidos sobre os principais modos de intervenção, assim como conheceram o fluxo de acesso ao cuidado ofertado pela rede municipal de saúde.

O Cine Saúde teve inicio às 19h com término por volta das 21:30h  e teve a presença de toda a comunidade e adjacências.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *