A convite do Prefeito Vilmar Cappellaro, lideranças comunitárias, empresários, produtores rurais de Jutaí, Açude Saco entre outras, reuniram-se hoje, 09/01, no Centro Administrativo daquela localidade para um diálogo propositivo sobre as dificuldades da segurança pública, juntamente com o Comandante da 7ª CIPM, Ten. Cel. Marcondes e do Subcomandante Major Carvalho, coordenador de programas preventivos e comunitários. Participou também o secretário de agricultura, Reginaldo Alencar, o chefe Distrital, Erick, o ex-vereador Francisquinho e dezenas de moradores.
Várias reclamações foram levantadas entre elas: Carência de policiamento; falta de rondas ostensivas; ‘arruaceiros’ alcoolizados em motos barulhentas e em alta velocidade pelas ruas, colocando em risco crianças e adolescentes; abuso de paredões de som nas madrugadas e a preocupação com a guarnição e o efetivo do polígono na rotatória de Jutaí. Nas palavras do Comandante “O objetivo do polígono é fazer a repressão do tráfico e roubos de cargas, entretanto, vamos otimizar o efetivo para também darmos apoio à comunidade. Vamos intensificar as rondas nos horários de maior incidência de crimes com apoio do GATI (Grupo Apoio Tático Itinerante) e da (ROCAM) Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas com maior presença nas comunidades” salientou o Ten. Cel. Marcondes.
O morador de Jutaí, professor Marcone, agradeceu a presença do Prefeito e dos policiais militares na reunião e solicitou mais rondas escolares. O Subcomandante Carvalho, enfatizou “Tão logo sejam nomeados e empossados os novos gestores escolares, vamos realizar uma reunião com todos eles para discutirmos e implantarmos o ‘Programa Escola Segura’ com isso, teremos um planejamento estratégico com rondas efetivas, a exemplo do que acontece hoje em Salgueiro-PE, que conseguiu reduzir drasticamente os índices de criminalidade internamente e nos arredores das escolas”. O major chamou a atenção dos pais que presenteiam filhos com motos e não observam suas responsabilidades. “Flagramos menores pilotando sem CNH, sem capacete e com motos sem retrovisores. O exemplo tem que vir de casa. Vamos intensificar a fiscalização dessas práticas” destacou Carvalho.
O Prefeito agradeceu a todos e emendou “Foi muito positiva esta reunião. Queremos criar um novo modelo de gestão de políticas públicas, primando pelo bom senso e com apoio das comunidades. Vamos nos ajustar às novas realidades de crises e dificuldades. Ninguém quer radicalizar. Está na hora de nos unirmos, fazermos um alinhamento proativo junto à polícia. Reivindicar mais efetivos, mais viaturas e cada cidadão cumprir a sua parte” esclareceu o Prefeito.
O Empresário Marujan se mostrou bastante satisfeito com o resultado da reunião “Acredito que foi de grande importância para todos debater junto com o Prefeito, o Comandante e o Subcomandante, os problemas e juntos encontrarmos as soluções para nossa comunidade. Só temos a agradecer”.
Com informações do Núcleo das Comunicações e Relações Institucionais