O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, lançará nesta sexta-feira (27) o Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás em Áreas Terrestres (REATE) em Salvador (BA). Focado em áreas terrestres, a iniciativa busca estimular a produção de petróleo nesses locais.
“Nosso setor de exploração e produção de petróleo e gás está entrando num novo momento, com a retomada dos investimentos, de forma diversa. Teremos leilões em áreas maduras, pré-sal, onshore e offshore. A iniciativa do Reate vai somar à essas iniciativas, com a revitalização de áreas terrestres, abrindo ainda mais oportunidades de investimentos, para uma gama de agentes”, afirmou o ministro Fernando Coelho Filho.
O lançamento do REATE foi possível com a mobilização de diversas entidades como a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), que buscaram, em conjunto com o MME, alternativas para a ampliação do espaço dos produtores independentes na produção de petróleo onshore.
“O lançamento do programa na Bahia é emblemático, pois foi lá onde começou a história do petróleo no país, tendo sido iniciada em 1941 a produção comercial no Brasil, na cidade de Candeias, no campo de mesmo nome, que produz há mais de 75 anos”, afirmou Fernando Coelho Filho ao comentar a escolha do estado para o evento inaugural do Reate.