O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) solicitou, nesta quinta-feira (23), que o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), interceda junto ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para que a redução dos juros dos fundos constitucionais de financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO) seja confirmada pelo governo. Hoje, representantes do Conselho Monetário Nacional (CMN) reúnem-se com técnicos do Ministério da Integração para analisar a diminuição das taxas dos fundos, aproximando-as dos atuais índices de inflação. Líder do PSB no Senado, Fernando Bezerra acredita que os juros poderão ser reduzidos em, no mínimo, dois pontos percentuais.
“Os juros destes fundos são exorbitantes”, destacou. “O Banco do Nordeste (BNB), por exemplo, conta com mais de R$ 22 bilhões para aplicação e, simplesmente, a iniciativa privada não tem demandado recursos porque os juros estão muito excessivos”, emendou o socialista, durante sessão no Plenário do Senado. Conforme lembrou Bezerra Coelho, as taxas médias do BNB são superiores a 9% – cinco pontos percentuais acima da projeção de inflação para este ano, que deve ser confirmada abaixo de 4%. “Então, é importante que haja uma sensibilidade por parte do governo federal para que, ainda nesta semana, após esta reunião, se possa ter um novo indicativo de juros para os financiamentos dos fundos constitucionais, o que produzirá resultados efetivos aguardados por todo o setor privado do Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, afirmou Fernando Bezerra.
O apelo do senador a Eunício Oliveira reforça os pedidos já feitos pelo líder ao presidente Michel Temer e a outras autoridades da área econômica do governo federal; inclusive, a Henrique Meirelles. No último dia 16 de fevereiro, em audiência solicitado por Fernando Bezerra, o parlamentar solicitou ao ministro a urgente redução das taxas de juros dos fundos. “Estamos buscando soluções que possam minimizar as dificuldades por que passa o setor produtivo”, explica o senador. “Precisamos de alternativas para animar os empresários, os pequenos produtores, os comerciantes, aqueles que podem assumir o risco e pegar emprestado o dinheiro do banco para poderem gerar emprego e renda e iniciar a recuperação da economia”, completa.
Em resposta a Fernando Bezerra Coelho, o senador Eunício Oliveira disse acreditar “na sensibilidade do governo” e ressaltou: “Parabenizo vossa excelência, senador Fernando Bezerra, pela luta e por empunhar uma bandeira que não é sua, que não é minha, mas é do interesse do Brasil, especialmente do nosso querido Ceará, de Pernambuco, do nordeste brasileiro”.