O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul foi considerado o mais transparente, segundo estudo realizado por um dos grupos de trabalho da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla 2016). A metodologia foi desenvolvida na Estratégia e resultou no Ranking da Transparência – que realizou, em 2016, a avaliação nos poderes Legislativo (três esferas), Ministério Público (esfera federal e estadual) e Tribunais de Contas (esfera federal, estadual e municipal).
O ranking ainda mostrou que o Poder Legislativo de Santa Catarina apresentou melhores índices de transparência. Já o Ministério Público do Mato Grosso teve a melhor pontuação. O objetivo da ação é avaliar o acesso à informação nos órgãos públicos em âmbito federal, estadual e municipal, para além do Poder Executivo.
O grupo também atualizou o catálogo de iniciativas de fomento à transparência do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União. Acesse o catálogo:
A 14ª Reunião Plenária da Enccla é realizada este ano em Natal-RN e, nesta quinta-feira (1º/12), divulga as ações de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro que serão desenvolvidas em 2017.
Veja o ranking da transparência: