O blog Izacolândia Notícias, de um dos assessores do atual prefeito, Vilmar Cappellaro, com texto do Jornalista Sérgio Martins, causou revolta de muitos Lagoagrandenses com a publicação da Matéria “Equipes da Assistência Social, Fiscais de posturas e Conselho Tutelar vão fiscalizar trabalho infantil nas feiras livres á partir deste sábado.
” A mesma foi divulgada nos grupos de Whatszap da cidade e gerou revolta em muitos membros. “Não entendo o nosso Brasil, acho que ninguém entende… Não concordo com trabalho infantil, trabalho para crianças ou adolescentes, desde que seja forçado, mas se o menor quer se ocupar, fazendo qualquer trabalho desde que não prejudique a sua saúde ou o seu desenvolvimento, pra mim é correto, pois além de receber remuneração, lhe dá responsabilidade, lhe dá aprendizado…” Expressou um dos membros.
“E quando não se tem incentivo e só proibição aí e que fica difícil viu. Acaba indo para o caminho do mal. ” Declarou outra.
“Poderiam se empenhar em coisa melhor… {…}… Vão tira essas crianças das feiras livre ne, pq estão conseguindo um modo de ajudar em casa com o que precisa, entao quem vai ajudar essas famílias? Tira é fácil, difícil é ajudar eles.” Questionou um membro nos grupos.
Agora vamos analisar a matéria por partes;
1º O texto da Matéria diz: … Vão Fiscalizar trabalho Infantil nas feiras livres… Fiscalizar é Vigiar, buscar erros, esquadrinhar,
Então observamos um pequeno e grave erro. Se irá fiscalizar, por qual motivo avisar-se? O ato de fiscalização é normalmente algo de surpresa. Avisando com antecedência, logicamente as crianças que estejam trabalhando irregularmente, os comerciantes e afins irão se prevenir para não serem prejudicados. A matéria além de revoltar alguns moradores ainda comente essa gafe. Imaginemos a Polícia Federal avisando aos alvos de que estariam indo fiscaliza-los ou prende-los. Se a PF tivesse avisado as empresas de carne sobre a operação “Carne Fraca”, Será que teriam êxito?
Como perguntar ainda não foi proibido; Será a matéria apenas um aviso para os irregulares? Ou será mesmo mais uma bola fora da gestão avante?
De: Joel Nogueira