O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável(CMDRS) de Lagoa Grande(PE), realizou nesta quinta(27) reunião extraordinária para tratar da compra de milho pela CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento.De acordo com Mantena cada município e associação terá que assumir o compromisso de fazer o cadastramento dos agricultores que estão aptos a realizar a compra do milho através da CONAB.
No cadastramento um dos importantes documentos, um dos requisitos da CONAB é que o agricultor tenha a ficha sanitária realizada pela ADAGRO, ou seja, a ficha cadastral dos animais que o agricultor possui em sua propriedade.
O vereador Mantena fez esclarecimento do procedimento cadastral e cada representante recebeu a lista de documentos necessários e a ficha cadastral da CONAB para realização da compra do milho.
O secretário de agricultura Reginaldo Alencar, falou do cadastramento incompleto em relação ao número de animais que declara cada criador em sua propriedade, para o secretário, o correto é declarar o rebanho por completo.
“O milho será destinado ao município pelo rebanho do município, lá na ADAGRO tem o nosso rebanho, se você declarou o rebanho pela metade só vai conseguir esta metade”, explica o secretário de agricultura Reginaldo Alencar.
O secretário assegurou aos agricultores, garantindo que o transporte do milho será feito sob a responsabilidade da prefeitura municipal através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (SEADI) e será distribuído em três pontos estratégicos do município.
“Quanto a questão do transporte do milho, o município vai fazer, vai ter um ponto aqui, para quem tiver mais próximo aqui da sede, um ponto em Jutai, para quem tiver mais próximo de Jutai e, Vermelhos também, se tiver gente cadastrado a gente vai entregar lá em Vermelhos para que facilite a vida dos criadores”, garantiu o secretário.
O vereador Mantena destacou a importância do criador declarar em números reais o seu rebanho e citou Dormentes como referência da caprinovinocultura, sedo que os benefícios do estado e da união são direcionados para as cidades que estão organizadas.
“Nós precisamos mais de que nunca se organizar pra gente poder adquirir logo, logo a gente ser um polo forte de caprinovinocultura, não basta ter só a associação, a associação tem que ser fomentada e, só é fomentada se tiver o rebanho realmente completo”, destacou o vereador Mantena.
Os documentos exigidos são:
- Cópia do ITR da propriedade 2016 (Ou outro documento que comprove vínculo com a propriedade) ou DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf);
- Cópia de conta de energia da propriedade;
- Cópia do RG e CPF;
- Ficha Sanitária atualizada da ADAGRO;
- CAR – cadastro Ambiental Rural, para quem já possui;
- Cadastro impresso em frente e verso e assinado pela ADAGRO.
O prazo para entrega dos documentos é até dia 10/05 devendo ser entregue no Sindicato dos Trabalhadores Rurais(STR) ou na Secretaria de Agricultura do município para ser enviado a CONAB.
Além dos representantes de associações, a reunião contou com a presença de presidentes de associações, Secretaria de Agricultura do município, IPA e Câmara de Vereadores.