No início da década passada o então prefeito de Nova York Michael Bloomberg lançou o programa ONE NYC, que tinha como principal objetivo transformar a metrópole norte-americana numa cidade mais sustentável e despoluída. Com metas ousadas e planejamento inovador, o ONE NYC foi mantido pelo atual gestor da cidade, Bill de Blasio, que assumiu a prefeitura em janeiro de 2014. Em missão oficial do Senado Federal, na qualidade de representante da Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas (CMMC), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) está conhecendo estas experiências e propostas ambientais desenvolvidas em Nova York. O senador manteve uma agenda com a chefe do escritório de sustentabilidade da prefeitura, Gwendolyn Litvak, que detalhou as estratégias da cidade.
O plano do ONE NYC é promover o crescimento econômico com sustentabilidade, resiliência e igualdade, para que uma das principais cidades dos Estados Unidos seja também a maior referência mundial em preservação ambiental. “São muitas as iniciativas exitosas, que certamente podemos adotar no Brasil para termos um consumo mais eficiente e um melhor aproveitamento dos recursos naturais”, afirmou o senador. Ele destacou que a meta de Nova York é reduzir em 80% a emissão de gases poluentes até 2050. Para isto, estão sendo feitas mudanças na geração de energia, sistemas de transporte e manejo de resíduos. “Outro ponto que chamou a atenção foi o programa de arborização urbana Street Tree Planting (Plantação de Árvores na Rua, em português), que já plantou mais de 1,3 milhão de árvores na cidade”, salientou Fernando Bezerra.
A executiva norte-americana explicou ao senador que a construção das soluções desejadas pelo poder público é coletiva, envolvendo a sociedade. A prefeitura de Nova York tem trabalhado para estimular o uso compartilhado de bicicletas e as caronas solidárias, criando vagas especiais de estacionamento para quem aderir ao modelo. A prefeitura tem superado obstáculos para construção e reforma de edificações mais verdes, reduzindo emissões de carbono, ao mesmo tempo em que atua para revitalizar a faixa de beira-mar, bastante atingida pelo furacão Sandy, em 2012.
Agenda- Durante a missão oficial aos Estados Unidos o senador Fernando Bezerra Coelho terá agendas com gestores públicos e privados norte-americanos. Na segunda-feira (15/05) ele participou do VI Wolrd Economy and Brazil, seminário promovido pela Câmara de Comércio Brasileira, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fernando Bezerra representou o parlamento brasileiro no seminário, que contou com palestras do prefeito de São Paulo, João Dória Jr, do embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Sérgio Amaral, e do professor e ex-presidente do Banco Central, Carlos Geraldo Langoni.
Ao longo da semana Fernando Bezerra irá dialogar com autoridades dos Estados Unidos em energia, meio-ambiente, logística, abastecimento e pesquisa de combustíveis. Fernando Bezerra Coelho é membro da CMMC desde 2015, quando ingressou no Senado Federal. Ele presidiu a comissão durante o primeiro ano de legislatura e participou como integrante da delegação brasileira das Conferências Mundiais do Clima (COP) em Paris (2015) e Marrekech (2016).