A profissão de Gari e Margarida é uma das mais importante, pois é responsável pela limpeza das ruas, praças, parques e vias públicas do município. Na cidade de Lagoa Grande, Sertão de Pernambuco, os servidores da limpeza pública trabalham sem os equipamentos de proteção individual (EPIs).
O secretário de infraestrutura que esteve no Sul do País para ver como atua os municípios nas cobranças de impostos para quem joga lixo na rua, devia copiar também que nessa Região, lixo é coletado em carro apropriado e que os garis por força de lei não podem andar em pendurados no veículo, fato esse criticado pelo secretário na gestão anterior e que hoje utiliza do mesmo expediente, ou seja, a caçamba que no passado ele condenava a utilização e os servidores em pendurados pode em risco sua própria vida.
O equipamento de proteção individual é formado pelos seguintes itens: luvas, botas, calças, camisas, bonés e mascaras, além de uma sinalização noturna para aqueles que trabalham a noite.
Os equipamentos de proteção individual (EPIs), são exigidos legalmente para desempenho de uma série de funções, para a Justiça Trabalhista, porém, fornecer os EPIs não é o suficiente, cabe à Prefeitura, fiscalizar o uso para não ser responsabilizada por um possível acidente ou doença de trabalho.
O Diário Popular, por várias vezes entrou em contato com a Secretaria de Municipal de Infraestrutura, através do telefone para esclarecer este caso, mais não obtivemos nenhum êxito.
————————————————————————————————————————–
Reclamações:
————————————————————————————————————————–
Telefone:(61) 2020-0140 e (61) 2020-0142
E-mail: pac2mda@mda.gov.br
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Informações do Blog Diário Popular