O governo de Pernambuco informou, no fim da noite de quinta-feira (1º), que registrou um aumento do número moradores atingidos pelas chuvas e enchentes registradas em maio, na Zona da Mata Sul e no Agreste. Em relação ao levantamento anterior, divulgado na noite de quarta-feira (31), o novo balanço mostra que há 2.846 pessoas a mais fora de casa. Até agora, houve cinco mortes: duas no Recife, duas em Lagoa dos Gatos e uma em Caruaru, no Agreste.
No estado, são 31 municípios afetados, dos quais 24 estão em situação de emergência. De acordo com o último levantamento, 46.131 pessoas estão fora das residências. Desse total, 41.178 habitantes das regiões atingidas seguiram para moradia de parentes e vizinhos. Ao todo, 4.363 moradores perderam as casas e foram levados a prédios públicos.
No balanço anterior, até quarta, o governo mostrava que eram 43.285 prejudicados. Desse total, 39.725 pessoas estavam fora das residências temporariamente e 3.560 tinham perdido as moradias. No começo da semana, o levantamento mostrava 55,1 mil prejudicados.
O levantamento feito pela dministração estadual aponta também a quantidade de produtos arrecadados e entregues aos moradores afetados pelas chuvas. Na quinta-feira, as cidades em situação de emergência receberam 35,5 toneladas de alimentos; 16,8 mil litros de água potável; 10,8 mil pães; 18,5 toneladas de roupas; 20.800 metros quadrados de lona; e 150 kits dormitório.
Estão em situação de emergência as seguintes cidades:
Na quarta-feira, segundo o governo pernambucano, sete cidades foram incluídas na lista de municípios atingidos pelas chuvas e enchentes. São elas: