Na última terça(06) na sessão da Casa Zeferino Nunes, após a vereadora Edneuza Lafaiete(PTB) ter dado discurso que chamou atenção, onde dizia que; Se tem rombo mostre, enquanto não me mostrar para mim não tem rombo nenhum”, nesta sessão a bancada da situação através do seu líder vereador Mantena apresentou supostas dívidas que segundo ele teria sido deixada pela gestão anterior.
Confira o discurso do vereador Mantena:
“Conseguimos agora realmente constatar, constatar de maneira verídica isso repasse feito pela equipe financeira do ex-prefeito de Dhonikson Amorim, não foi repasse feito pela gente”, diz Mantena.
Ele destacou a pesquisa através do Portal da Transparência do estado e do governo federal ativa do município.
“Me espantou porque eu moro aqui há 30 a 32 anos e os mandatos que já passaram, não me surpreenderam com as dívidas que fica,(…) porque o povo diz que é normal é natural ficar rombo, não é, é equivocado, mas infelizmente fica”, frisa o vereador.
O vereador considerou escandalosa o total de dívidas que vem se acumulando ao longo das gestões que passam, Mantena também destacou que no momento não culpa o ex gestor Dhonikson pelo acumulo de dívidas da prefeitura.
“A divida hoje do município dita pela equipe econômica que trabalhou no governo passado, que aqui inclusive em algumas falas, foi motivo de zombaria da minha pessoa, dizendo que eu só falava disso”, disse Mantena.
De caordo com o vereador Mantena, a primeira informação importante a ser destacada a câmara de vereadores tem haver com os dados lançados no plano patrimonial que integra a prestação de contas anual de 2016 do ex-prefeito de Dhonikson e equipe.
“Totalizando na peça contábil do ex-prefeito. Confessa ter deixado débitos que totalizam vultuosa quantia de R$ 11.945.305,88”, diz o líder.
Ainda para o vereador, é uma dívida gigantesca, e que quase triplicou, diferente dos outros. Segundo o vereador Mantena, foi diagnosticada pela equipe econômica, pelo contador da gestão passada
Mantena disse que isso tem dificultado a gestão fazer alguns investimentos importantes e, no momento por ausência de alguns vereadores não iria discutir o mérito deixando para a próxima sessão.
Entre os débitos, o líder da situação citou, o aluguel da prefeitura, prédio da Secretaria de Educação e o Prédio do CETEP.
Segundo ele, esses três tem mais ainda fora os gatos e teve que você pagos para funcionar a exemplo da creche de Vermelhos.
De acordo com Mantena é possível que para a prefeitura sair do CALC para estar apta a receber projetos e recursos, o município tenha que arcar com um total aproximado de R$ 2,5 Milhões.
A bancada da oposição disse que irá se pronunciar a respeito dos dados apresentados.
Vale destacar que o vereador Mantena não apresentou as devidas provas, ou seja, não entregou nenhum documento aos vereadores da oposição comprovando o suposto rombo.