Na última quarta(13), a presidente do legislativo vereadora Iara Evangelista(PSB), e o vereador Carlinhos Ramos(PSB) estiveram concedendo entrevista a Lagoa Grande FM para falar sobre as contas da ex prefeita Rose Garziera(PR) dos exercícios 2009 e 20110 que se encontrava em tramitação na câmara de vereadores de Lagoa Grande(PE).
Acompanhando a presidente e o relator estiveram a vereadora Rosa de Erasmo (PRB) e o ex vereador Joaquim da Rocinha(PV).
O resultado das contas das ex prefeita colocado em pauta gerou muitas especulações na Casa Zeferino Nunes e na população assim como, os aliados e correligionários em torno do resultado do parecer e o que poderia acontecer na sequência.
Em entrevista ao radialista Herlanio da Lagoa Grande FM, a presidente Iara Evangelista disse ter recebido oficio do Gabinete do Procurador Geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco, que tem atuação no Tribunal de Contas do estado, solicitando informações num prazo de trintas dias sobre o julgamento e parecer técnico, pela rejeição das contas referentes os exercícios 2009 e 2010 da ex prefeita Rose Garziera.
“Isso devido não constar nos arquivos do TCE nenhuma informação sobre o julgamento das referidas contas, apesar de em anos anteriores, a Corregedoria do Tribunal de Contas do Estado, já ter enviado ofícios aos presidentes que me antecederam, cobrando informações sobre o julgamento das contas 2009 e 2010 da ex prefeita Rose Garziera”, disse a presidente.
E seguindo o que manda a lei e o Regimento Interno da casa, como as contas não tinham sido julgadas, elas foram pra pauta e enviadas para análise e parecer da Comissão de Justiça, Obra e Orçamento que é composta pelo vereador Carlinhos como relator e os vereadores Lindacir e Fernando Angelim, como demais membros desta comissão.
De acordo com a presidente a ex prefeita foi notificada dentro do prazo e as contas foram encaminhadas para análise e parecer final da comissão e, que foram cumpridos todos os tramites legais, desde o encaminhamento as comissões, a notificação a ex prefeita e o tempo para apresentação da sua defesa.
“Queremos aqui deixar claro a nossa população, que não se trata de nenhuma postura polítiqueira estamos colocando em votação, mas que estamos apenas seguindo exclusivamente uma normativa do Ministério Público de Contas de Pernambuco, estamos aqui cumprindo o que determina a lei, fazendo o nosso papel de vereadores e de presidente do legislativo”, destacou a presidente Iara Evangelista.
A presidente disse ainda que as contas da ex prefeita vêm com recomendação de reprovação pelos órgãos competentes e o parecer da comissão foi dado após analisar com muito cuidado e responsabilidade, essas contas já que eram para terem sido colocadas em votação em legislaturas passadas, o que não aconteceu.
Já o relator da comissão vereador Carlinhos Ramos(PSB), disse ter se debruçado sobre as contas da ex prefeita tendo o cuidado de estudar para não cometer injustiça, porque mesmo o tribunal sendo técnico pode cometer falha.
“Tivemos o cuidado de olhar minuciosamente averiguando constatando além dos erros apontados pelo tribunal de contas, ainda outros erros também que por si já seria suficiente pra reprovação dessas contas, por isso que eu tive esse cuidado e tô baseando meu parecer no tribunal”, disse Carlinhos Ramos.
O vereador citou exemplo, onde a ex prefeita deixou de cumprir a lei de responsabilidade fiscal sobre a questão do teto máximo da folha de pagamento dos servidores do município e, do diferencial em valores da contratação de bandas que realizaram shows na Vinhuva Festa 2009 com valores em dobro em comparação a outros municípios na mesma época.