Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), se reunirá nesta quinta-feira (15), às 10h, na 1 ª Secretaria da Casa Legislativa, para debater o Vem Livre Acesso utilizado por pessoas com deficiência no Recife e Região Metropolitana (RMR). Diante da quantidade de negativas em cadastros existentes, criação de novas políticas e inúmeros inquéritos abertos por usuários, à mobilidade da pessoa com deficiência ainda encontra inúmeras e severas lacunas.
O VEM LIVRE ACESSO é um produto do Consórcio Grande Recife, que já confirmou presença na reunião. O Ministério Público, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/PE, Defensoria Pública Estadual, o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de Pernambuco (CONED), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (COMUD), a Secretaria das Cidades e a Promotoria de Direitos Humanos, também vão participar do encontro.
Além da tentativa de expandir o benefício para doentes crônicos (como portadores do vírus HIV e pacientes crônicos renais), o tema é de extremo interesse, pois o VEM LIVRE ACESSO é uma política voltada para a Pessoa com Deficiência, que representam 28% da população do Recife e 23,9% da população do estado.