Ex-presidente Lula chega ao Recife e aguarda chegada de Dilma Rousseff

Ex-presidente chegou às 17h no Museu Cais do Sertão. Foto: Paulo Paiva/DP (Ex-presidente chegou às 17h no Museu Cais do Sertão. Foto: Paulo Paiva/DP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na capital pernambucana, vindo de Alagoas, por volta das 17h, desta quinta-feira. Durante o trajeto, a caravana do ex-presidente parou em Xexéu e Gameleira, quem o acompanhou foi o presidente do PT Pernambuco, Bruno Ribeiro. Surpreendendo a militância, a ex-presidente Dilma Rousseff também se juntará à caravana hoje. A chegada está prevista para as 19h. À noite, ela deve participar de uma reunião com lideranças petistas para discutir o programa Mais Médicos. Também existe a possibilidade dela acompanhar Lula nos atos de amanhã.

Na ocasião, Bruno Ribeiro destrinchou os últimos dias. “O pessoal o recebeu com carinho, ele está muito animado. Já é o quarto estado, uma agenda muito puxada, mas está alegre, muito encantado com o carinho que tem recebido”, afirmou.

Sobre uma possível visita do presidente a Renata Campos (PSB), viúva do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, Bruno Ribeiro disse que não há nada marcado, mas acredita no encontro. “Nós ainda não temos confirmação que eu mesmo já ouvi do presidente Lula que ele ficou muito cativado com o gesto de Renata em visitá-lo numa hora difícil, na perda de Dona Marisa”. Bruno Ribeiro ainda disse ver o encontro como algo natural independente da situação entre os partidos. “A política brasileira sempre foi muito civilizada, nesses últimos anos é que está um território muito radicalizado e isso tem que mudar. As pessoas podem ter posições diferentes, mas preservar as relações de respeito”.

Lula chegou com chapéu em homenagem ao estado e caiu nos braços da militância. Foto: Marlon Diego/Esp. DP (Lula chegou com chapéu em homenagem ao estado e caiu nos braços da militância. Foto: Marlon Diego/Esp. DP)
Pouco antes da chegada do ex-presidente, um trio de manifestantes do Movimento Brasil Livre (MBL) foi ao encontro dos militantes petistas nos arredores do Museu Cais do Sertão. Após uma troca de provocações eles foram confrontados pela militância que entoou os gritos do partido.
Para o presidente do PT Pernambuco, a atitude do trio em comparecer ao evento foi errada. “A gente espera numa democracia civilizada, que esse país está precisando restaurar, que quem quer protestar respeite os atos do outro. Realmente vi três pessoas num ato de quem tem carinho com Lula e está com Lula, não é razoável, está vindo provocar”, disse Bruno Ribeiro. “Amanhã tem o (protesto) da Direita Pernambuco, são pessoas que estão desenvolvendo idéias primitivas de retorno a militares, da ditadura. Nós defendemos o direito livre e democrático de manifestação, mesmo de quem estava, no ano passado, batendo panela e na rua, pedindo a ruptura com a democracia”, concluiu.

Com informações dos repórteres Aline Moura e Marcelo Montanini.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *