Na sessão desta terça(03) da Casa Zeferino Nunes, o Movimento Popular organizado, Sou Jutaí, encaminhou oficio de de nº 01/2017 solicitando uma sessão especial para tratar do abastecimento d´água do daquele distrito e adjacências.
O movimento que também é representado pelas associações e movimentos populares, que debater a construção de uma adutora diante do sofrimento com a falta d´água tendo em vista que a comunidade estar a menos de 50 km do Rio São Francisco.
O movimento solicita o empenho da casa legislativa para realizar uma sessão com em tempo hábil para convidar todos os segmentos envolvidos e a participação dos políticos para resolver esse problema da tão sonhada a Adutora do Rio São Francisco para Jutaí.
A Justificativa é que mesmo estando a 50 km do Rio São Francisco a décadas aquele distrito vem abastecido com carros-pipa, sendo que com a adutora além de abastecer Jutai também beneficiaria várias outras localidades no entorno de Jutai e no percurso da referida adutora.
Ainda na sessão desta terça, os vereadores Iara Evangelista(PSB), Carlinhos Ramos(PSB), Josafá Pereira(PMDB), Rosa de Erasmo(PRB), Vavá(PSB) e Lindaci Amorim(PT), entraram com Requerimento de nº 08/2017 requerendo do plenário a aprovação de solicitação de audiência pública com a presença das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, Câmara Municipal de Vereadores de Lagoa Grande, Codevasf, os deputados Estaduais e Federais da região, senadores de Pernambuco, representante das Comunidades próximo a Jutaí, representante do governo do estado, Representante do Conselho Rural Sustentável e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Grande.
A referida indicação tem como objetivo mobilizar todos os órgãos para juntos lutar pela adutora de Jutaí, saindo do Rio São Francisco, uma vez que aquelas comunidades ficam a menos de 60 km do Rio São Francisco e são abastecidas com carro-pipa.
Vale salientar quê o que é gasto com carro pipa seria suficiente para a construção da referida autora.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado pela mesa diretora em regime de urgência as referidas instituições e representações com a convocação com data horário definidos.