Com o propósito de debater o desenvolvimento da educação local contando com gestores públicos das cidades que constituem a região, a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação do Sertão do Araripe, aconteceu na última sexta-feira, 1 dezembro, na Escola Municipal Moysés Mendes. O encontro, promovido por uma comissão composta por oito secretários municipais de Educação, foi realizado das 8h às 17h, sendo direcionado a professores e demais interessados em discutir estratégias do campo educacional para a esfera pública.
A conferência intermunicipal possui entre as suas finalidades, diagnosticar situações envolvendo a implementação de diretrizes pelas atuais gestões, assim como metas que estão sendo atingidas por cada um dos municípios participantes.
OURICURI – EIXO VI
Coordenadores de Sala: Humberto Lacerda e Edina Carla
Relatores: Sauany (estudante – Trindade); Kalmarcos (Bodocó)
Propostas encaminhadas para a Conferência Estadual
Ø CULTURA: Garantir a oferta de programas e projetos de cultura dentro do currículo das escolas, valorizando a diversidade cultural regional e nacional, em regime de colaboração financeira entre os entes federados.
Ø TECNOLOGIA: Ampliar a oferta de laboratórios de informática, somados a formação continuada de professores para uso eficiente das tecnologias na escola.
Ø ESPORTES: Ampliar a construção de quadras poliesportivas cobertas, bem como reformar/reestruturar as já existentes, garantindo a manutenção dos espaços esportivos e aumento dos incentivos financeiros ao esporte escolar.
Ø CIÊNCIA: Ampliação da oferta de laboratórios de ciências, pesquisa e inovação.
Ø MEIO AMBIENTE: Ofertar a educação contextualizada com os biomas regionais nas escolas da educação básica, em seus diversos níveis e modalidades.
Ø SAÚDE: ampliar e fortalecer as ações intersetoriais entre educação e saúde para o desenvolvimento de ações compartilhadas de prevenção às doenças em crianças e adolescentes, bem como atendimento psicossocial nas escolas públicas de educação básica.
Ø Disponibilizar equipes multidisciplinares no ambiente escolar.
Propostas da Sala Temática VI para os outros eixos:
FORMAÇÃO CONTINUADA para docentes e profissionais da educação para atuar em consonância com as diversas identidades sociais, étnico e raciais, de gêneros, cultura afro-brasileira, no intuito de garantir a inclusão social e equidade em meio às diferenças.
Ø INCLUIR nos currículos escolares projetos de vivência com as diferenças: gênero, etnia, cor, credo, deficiências físicas e psicomotoras.
Ø GESTÃO: Aumento dos repasses financeiros para ampliação da oferta de transporte a alunos das instituições de ensino técnico, tecnológico e superior, sob responsabilidade compartilhada entre a União e os municípios.
ASCOM