Manifestações culturais marcam o fim de ano em Curaçá

WhatsApp Image 2017-12-18 at 15.57.54

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com Paróquia Bom Jesus da Boa morte e grupos culturais, mobilizam-se para mais um final de ano e realizarão diversas comemorações que fazem parte do cardápio cultural do município.

A programação se inicia a parti do dia 24/12 quando o Baile Pastoril, após a missa natalina, sai às ruas de vermelho e branco comemorando o nascimento de cristo e até o nascer do sol, percorrem diversas residências levando muita música e alegria – momento de fartura, regado com bebidas e aperitivos que são servidos durante toda a noite. Já na tarde do dia 25/12, grupos carregando a bandeira de São Benedito, vão de casa em casa, angariar contribuições para realizar a procissão do santo. E mais do que isso, para muitos católicos, a visita da bandeira nas residências é uma forma dos fiéis agradecer pelas dádivas recebidas, pedindo chuva e proteção para se iniciar mais um ano.

Feito isso, é a vez de começar os preparativos para a Marujada, e a partir da noite do dia 26/12, quando se inicia os ensaios em frente à casa de Mãe Sergia, na Praça Raul Coelho, os marujos são orientados sobre o que vestir, aprendendo os passos da dança que em fileira vão colorir as ruas da cidade. É cedo da noite do dia 30, quando centenas de fieis começam a se deslocar até a Praça Raul Coelho para participar da missa que encerra o novenário de São Benedito e mais tarde fazer a tradicional procissão do santo pelas principais ruas de Curaçá.

Um mar de velas e pessoas de todas as idades, reverenciando São Benedito, um dos padroeiros do Município que é homenageado na penúltima noite do ano com uma concentração de público relevante, tornando o momento um dos mais tradicionais da cidade.

A marujada comemorada no dia 31/12 se inicia em um ponto a beira do rio. E com seus trajes brancos repletos de fitas e cores saem antes mesmo do nascer do sol, em passeio ecológico pelo São Francisco até a chegada na Orla da cidade, onde são recebidos por uma queima de fogos e dezenas de pessoas, religiosos e turistas que todos os anos, prestigiam a tradição. E, durante todo o dia, a marujada é o assunto mais comentado na cidade. Inclusive, vários jornalistas e meios de comunicação ajudam a divulgar um dos mais importantes expoentes da cultura curaçaense para o mundo.

Encerrando os festejos dos padroeiros, é a vez de homenagear o Bom Jesus em uma procissão que acontece na noite do dia 01 de janeiro. Revigorados, com preces e pedidos feitos, fica aos católicos o sentimento de renovação. Para celebrar ainda mais, uma vez que no decorrer do ano, dezenas de outras expressões culturais irão ocorrer como parte da identidade desse povo. Que não foge a luta, brinda, celebra e reverência sua cultura, seus santos e sua história.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Curaçá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *