Em Lagoa Grande no Sertão de Pernambuco, em meio a algumas divulgações das ações do governo Cappellaro do PMDB no interior do município, uma delas na região de Jutai vem gerando criticas por parte de moradores do Assentamento União.
Recentemente o prefeito Vilmar Cappellaro postou fotos e vídeo de uma ação que a prefeitura estaria realizando, que seria a conclusão de uma barragem de médio porte que beneficiaria várias famílias da região, que serviria para plantio e consumo dos animais.
O fato é que de acordo com o questionamentos, a obra foi construída em propriedade particular e que não beneficiará várias famílias como estaria sendo divulgado pelo prefeito em vídeo e fotos postado no facebook.
A ação do prefeito foi rebatida e questionada pela senhora Zirlene Araújo, moradora do Assentamento União no Distrito de Jutaí, que em sua página de facebook disse que a divulgação não passa de uma mentira absurda, onde segundo ela, a informação que receberam os assentados do Assentamento União é que as horas máquinas seriam distribuídas para todos os moradores e não somente para um proprietário de lote naquela assentamento como foi realizado.
A moradora em sua postagem deixa claro que o nome do assentamento foi usado para realizar obra para aliados do prefeito em propriedade particular sem o consentimento dos moradores do citado assentamento.
Confira o desabafo da senhora Zirlene Araújo em sua página do facebook:
Zirlene Araújo PARABÉNS! Eu só tenho uma pequena (GRANDE) dúvida 🤔 Como os demais agricultores serão beneficiados com uma obra que está sendo concluída em uma propriedade PARTICULAR e CERCADA?? É mais uma obra que será concluída para beneficiar várias famílias, assim como foi dito pelo EXCELENTÍSSIMO SENHOR prefeito Vilmar Capelaro (SÓ QUE NÃO rsrs). Isso infelizmente não passa de uma mentira absurda (NA MINHA OPINIÃO rsrs), pois o que o chefe distrital ERICSSON havia informado aos agricultores do ASSENTAMENTO UNIÃO era que essas hrs/máquina seriam distribuídas para todos e não apenas para UM proprietário, beneficiando apenas o dono desse LOTE. Realmente deveria ter sido combinado com todos os agricultores da localidade, pois se o pedido foi feito no nome do ASSENTAMENTO UNIÃO as hrs deveriam ter sido distribuída para todos, para que TODOS se beneficiassem com isso e não apenas em uma barragem, sem os demais AGRICULTORES concordarem.
Já o secretário de Agricultura Reginaldo Alencar, após as críticas disparadas pela moradora Zirlene Araújo, o mesmo respondeu no facebook também incluindo o nome de um outro morador citado apenas como Adão, que vale ressaltar que o mesmo não aparece fazendo nenhum comentário nas redes sociais.
Confira a resposta do secretário de Agricultura:
Reginaldo Alencar Quero dirigir as minhas palavras à: Zirleide e Adão , em relação as barragens, cacimbas, barreiros, aguadas e outras ações que estamos realizando, a maioria são localizadas em propriedades particulares, agora em todas as nossas intervenções temos a preocupação em decretar termo de servidão publica, no caso dessa propriedade , além do proprietário mais duas famílias vão ser beneficiadas diretamente, quando a barragem encher vai ser construído um acesso para os animais da região. No passado a prefeitura e a CODEVASF instalou nessa mesma propriedade um poço artesiano que foi perfurada com recurso particular do proprietário, esse mesmo poço artesiano salvou a comunidade de Jutai por um tempo nos afazeres domésticos mesmo a água sendo salgada! O mesmo pode ocorrer no futuro com a construção dessa barragem. As nossas ações vão continuar no assentamento união e em todo o município…..
Uma observação: O Secretário de Agricultura ao responder em seu comentário, cometeu um equivoco ao escrever o nome de Zirleide, quando o nome correto da moradora que fez o questionamento é Zirlene Araújo e não Zirleide.
Esta ação tem gerado críticas no distrito de Jutai e de outros moradores do referido Assentamento onde segundo eles, fizeram a solicitação de máquinas e, no entanto, não foram atendidos pela prefeitura.
Fotos e comentários extraídos do facebook
Com a palavra a Prefeitura de Lagoa Grande.