Em Lagoa Grande(PE), a gestão do prefeito Vilmar Cappellaro(MDB) parece um barco a deriva e a todos os dias uma nova polêmica é criada atingindo a população.
Após minimizar a celeuma do fechamento de pelo menos quatro escolas de Campo do interior do município, mas uma agora estar na mira do prefeito Vilmar Cappellaro para ser fechada. É a Escola São Braz localizada na comunidade de Barreiro Branco.
Nesta quarta(28), pais de alunos estiveram reunidos com dois coordenadores representantes da Secretaria de Educação do município e receberam está má noticia do fechamento da referida escola.
A notícia caiu como uma bomba para os pais de alunos e gerou preocupação e vem causando muita polêmica.
A escola funciona com alunos do pré ao 5° ano numa faixa etária de 4 a 9 anos de idade e para este ano a escola teria a quantidade de 19 alunos matriculados.
Segundo informações repassadas pelos pais de alunos, a escola somente poderia continuar funcionando se tivesse a quantidade de 25 anos e, diante disso, os coordenadores da SEDUC que estiveram na reunião, deram o prazo de 30 dias aos pais para que os alunos sejam matriculados em escolas da sede.
No entanto, esta decisão do prefeito segundo os pais, não será acatada devido que diante da rota que seria feita, alguns alunos teriam que acordar pelo menos as 4h da madrugada para pegar o transporte, o que estaria prejudicando o desenvolvimento educacional e consequentemente a saúde desses alunos, sendo que sofreriam no espaço de tempo para se alimentar adequadamente, já que não estão adaptados a se alimentar nestes horário.
Outra questão, é a idade dos alunos, muito pequenos, por questões de cuidados e segurança permanente não teriam condições de andarem sem acompanhamento no transporte.
“Prefiro deixar meu filho em casa do que colocar ele pra correr riscos, porque isso que querem fazer com nossos filhos é um risco”, disse uma mãe.
Os pais estão unidos em busca do não fechamento da escola e vão procurar o prefeito e o secretário de educação e as autoridades competentes para levar o caso, como também um documento de abaixo assinado estar sendo encabeçado pelos pais dos alunos protestando contra esta decisão do prefeito.
Ainda segundo os pais, a argumentação é a mesma apresentada nas demais escolas para o fechamento.
Com a palavra, a Secretaria de Educação de Lagoa Grande.