Na sessão desta quarta(07) da Casa Zeferino Nunes, um dos principais assuntos da pauta foi o fechamento da Escola Municipal São Braz localizada no Barreiro Branco, interior de Lagoa Grande.
A decisão de fechar a escola partiu da Secretaria de Educação desde a última semana e que tem gerado preocupação e revolta dos pais de alunos.
Procurada pelos pais, a presidente Iara esteve reunida com eles para debater o fato onde a presidente se posicionou também contrária ao fechamento da escola diante de haver condições da mesma continuar funcionando.
Em seu discurso desta quarta na tribuna a presidente Iara, criticou a decisão da atual gestão.
“Na última sexta feira eu tomei conhecimento da situação da Escola de Barreiro Branco, que seria nucleada, os pais me procuraram fui lá no domingo juntamente com meu pai, o ex vereador Joaquim Rocinha, ouvimos todos lá e, logo na sexta-feira antes de eu ir naquela comunidade, procurei o comunidade procurei o secretário de educação William César, perguntei o que era que estava acontecendo, e ele me disse que iria conversar com os pais, iria ter um diálogo, só que infelizmente não foi bem assim que aconteceu, porque eu disse secretário na quinta-feira o professor Marconi foi lá na comunidade falou para os pais que estava levando aquele recado do secretário e do prefeito Vilmar que seria nucleada aquela escola, só que ainda ia ter novas discussões e isso só iria acontecer para o final do mês, quando foi na sexta-feira pra surpresa dos pais daquela comunidade os filhos chegaram em casa falando que o motorista tinha passado o recado que na segunda-feira eles vinham estudar aqui em Lagoa Grande. Um absurdo isso”, disse a presidente.
Diante do caso, a presidente Iara disse ter levado o caso ao prefeito.
“Levei o caso para o prefeito na segunda-feira, eu disse prefeito não é justo o que está acontecendo, ele tomou conhecimento na hora ligou para o secretário e pediu para o secretário ir na comunidade na segunda-feira ou na terça-feira, porque aquelas crianças estão perdendo aula, ele disse não quero ver as crianças perdendo aula, vai lá secretário, infelizmente o secretário não foi a comunidade”, destacou a presidente Iara.
A chefe do legislativo disse ainda ter feito questionamentos ao prefeito Vilmar Cappellaro.
“Eu também fiz um questionamento eu disse prefeito porque desde dezembro estamos tendo várias reuniões, já fomos ao promotor, o promotor deixou bem claro que… Não só o promotor mais lógico que somos e não somos a favor do multisseriado, mas ele deixou bem claro que tem que adequar as regiões, as comunidades”, pontuou Iara.
E ainda falou da ausência do prefeito e do secretário o debate de outras escolas que estão na lista para serem fechadas.
“Só que infelizmente já fomos reuniões em várias localidades como colega Vereador Carlinhos falou e não compareceu secretário de educação, não apareceu o prefeito e, os pais eles querem ouvir o secretário querem ouvir o prefeito, quero ter um diálogo com eles para que isso seja resolvido”, frisou a presidente.
A presidente considerando como absurdo criticou a decisão tomada pela secretaria de educação em matricular os alunos em escola da sede sem os pais tomarem conhecimento, ou seja sem a autorização dos pais, onde somente depois os pais foram avisados através de um pequeno comunicado, o que gerou mais indignação e revolta dos pais.
“E outra preocupação também das mães é porque recebi um comunicado que os alunos estão matriculados na Escola Hélio Ferreira, mas como assim? matriculados sem conhecimento dos Pais. Outro absurdo viu…eu nunca nem tinha visto isso, mas vamos lá e vamos lutar até o fim”, pontuou criticou a presidente.
Nesta quarta antes da sessão, em seu discurso na tribuna, Iara disse ter entrado em contado com o secretário para dizer que as mães dos Pais da Escola São Braz estavam na Câmara e que precisava conversar para resolver o problema e após a sessão vereadores da oposição estiveram acompanhando os pais na reunião com o secretário.
Com entusiasmo de uma grande liderança a presidente Iara encerrou a sessão dizendo o seguinte aos pais:
“Sem luta não há vitória, pode ser difícil, mas nada é impossível e, com certeza com a união de todos, vamos vencer essa luta”.