Suspensão da Operação Pipa do Exército deixa população do interior de Lagoa Grande em sérias dificuldades sem água

images

Em Lagoa Grande no Sertão de Pernambuco, completando um mês em que foi suspensa a Operação Pipa no município, a população do interior vem sofrendo com a falta d´água para o consumo humano.

Lagoa Grande, assim como, em outros municípios do Sertão, a operação Pipa está suspensa desde o dia 1º de maio e, o que está sendo acompanhado pelas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDEC), é que o Exército e o governo, diante da demora para retornar a operação, tem jogado a responsabilidade para os municípios, onde alega que os municípios deixaram de enviar ou que atrasaram a entrega do decreto, o que segundo a COMDEC não foi o caso de Lagoa Grande.

O município de Lagoa Grande decretou estado de emergência no dia 27 de março sendo reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional no dia 03 de maio e publicado no Diário Oficial da União no dia 07 de Maio.

IMG-20180529-WA0056

“A gente tem percebido que o Exército e o governo tem passado para os municípios essa responsabilidade, dizendo que os municípios não fizeram o decreto ou que atrasaram. O que no caso do nosso município, isso não ocorreu, porque o decreto feito e entregue dentro do prazo, se a Secretaria de Defesa Civil demorou para reconhecer, é um problema dela, mas nossa parte nós fizemos”, disse o Coordenador da COMDEC de Lagoa Grande Reginaldo Alencar.

Ainda de acordo com o coordenador, o decreto é renovado a cada 180 dias, ou seja, 06 meses e, com isso, dentro do prazo a COMDEC renovou o decreto de imediato após ter vencido o anterior.

alencar

“Quando venceu o decreto, a gente já estávamos com o outro pronto e no estado de Pernambuco, o governo estava fazendo o decreto por região, as regiões do sertão e região do agreste. Neste momento certamente a região do Agreste não irá precisar deste decreto devido ter chovido bastante por lá”, explicou Alencar.

O que se constata é que no município de Lagoa Grande, as últimas chovas que caíram foram apenas para melhoria de pastagens na caatinga, mas que os reservatórios ainda continuam sem água para atender a população.

Observa-se que mananciais como Tanque Novo, Açude de Campo Alegre, Barragem de Contendas entre outros, não conseguiram obter um volume de água suficiente para atender a população, apenas para o consumo animal.

Em Lagoa Grande atualmente 7.112 pessoas dependem da Operação Pipa e que com a paralisação da operação, muitas famílias estão sem receber água, sendo obrigadas a comprar uma carrada d´água, porque o município dispondo de 03 carros pipas não tem conseguido atender toda demanda por todo o interior.

“Nós estamos com três carros pipas pelo município para abastecer as comunidades e, no entanto, não estamos dando conta, não estamos conseguindo atender nem 20% dessa demanda. Perdemos já um mês, o mês de maio sem os carros rodarem e, estamos com um déficit grande de água por todo o interior do município”, disse Reginaldo Alencar.

A informação que a COMDEC tem recebido do comando da operação pipa é que está aguardando uma ordem do Comando Militar do Nordeste para que seja autorizado o retorno da Operação Pipa.

Com a palavra, o Comando da Operação Pipa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *