Um mal, um problema social! A ansiedade e depressão estão presentes nas salas de aulas das nossas universidades.
Constantemente ouvimos e observamos relatos, gestos e depoimentos de quem sofreu e/ou está sofrendo com o “Mal do Século” que está cada vez mais presente nas instituições de ensino superior, afetando tanto alunos, quantos professores.
A cobrança excessiva, a alta carga de trabalhos, as cobras constantes por boas notas e as amizades interferem diretamente para a saúde mental do ser. A busca por um lugar de destaques, superioridade e autoritarismo de alguns alunos e professores afetam tanto estes, quanto outros.
Em 2017 vimos alguns colegas de universidade tirarem suas próprias vidas por causa da depressão. Agora nos vemos cercados por pessoas que relatam ansiedade extrema e alguns causos já diagnosticado como depressivos… A grande questão que outrora já foi levantada pelos sites UOL e Catraca Livre, entre outros é: O Que as universidades tem feito para trabalhar o emocional de suas educandos e educadores?
Numa universidade do estado de São Paulo, os diretores do C.A. (Centro Acadêmico), apostam na pratica esportiva como válvula de escape do estresse, outras em aulas de músicas e danças, há também os espaços socioculturais, onde todos os alunos e professores podem desfrutar de peças teatrais deles próprios entre outros. Fato é que algo precisa ser feito. Se você perceber em um amigo ou colega essa alta carga de estresse ou ansiedade, converse com ele, pois desabafar é sempre um escape.
Texto: Joel Nogueira