Realização da 58ª Festa dos Vaqueiros de Jutai depende da colaboração do prefeito Vilmar Cappellaro. “Eu acredito que ele vai dar o suporte que precisa pra realizar a 58ª festa dos vaqueiros de Jutai”, diz o presidente da Associação dos Vaqueiros de Jutaí

Imagem1MMM

Nesta quarta(18) o ex vereador Joaquim da Rocinha e atual presidente da Associação dos Vaqueiros de Jutai esteve participando do Programa Forró do Povo na Grande Rio AM para falar sobre as expectativas para  realização da 58ª Edição da Festa dos Vaqueiros de Jutai, interior de Lagoa Grande(PE).

A festa dos vaqueiros de Jutai é uma das mais antigas festas de vaqueiros do estado e se tornou um evento tradicional, fazendo parte do calendário de eventos do estado de Pernambuco.

Para Joaquim, a festa dos vaqueiros de Jutai tem um  formato diferenciado das demais, onde na sexta acontece o encontro do vaqueiro, a caminhada dos vaqueiros pelas ruas daquele distrito e a missa. Joaquim da Rocinha também lembrou dos antigos fundadores que estiveram a frente na realização da festa, dois deles já falecidos, como Joaquim do Araguati e Floro e, com isso, mesmo sem eles, o evento tem a obrigação de acontecer todos os anos.

“Uma festa antiga que muitas pessoas boas já passou a frente dela como, nosso amigo que é lá da Rocinha, Chichiquinho da Concórdia, que era a frente, Adolfo, o finado Joaquim do Araguati, o finado Floro, que dizer, tantas pessoas que contribuíram e, hoje não estão e, nós temos a obrigação de manter essa tradição”, destacou o presidente da Associação dos Vaqueiros de Jutaí, Joaquim da Rocinha.

Mas a realização da festa no que diz respeito a contrapartida da prefeitura municipal, principalmente na parte de shows artísticos, ainda não está definido e a Associação dos Vaqueiros aguarda um posicionamento do prefeito Vilmar Cappellaro que até deve sair até o próximo dia 05, segundo Joaquim.

“Estamos ai aguardando o prefeito dizer de que forma vai nos ajudar pra gente fazer a festa. A gente já sentou com o prefeito, ele ficou do final desse mês até o inicio de agosto nos falar alguma coisa pra gente trazer aqui uma programação”, disse o presidente.

De acordo com Joaquim, esse ano também a Associação está  tentando fazer uma inovação na sexta-feira para pra atrair a vaqueirama com uma recepção diferente dos anos anteriores.

Joaquim da Rocinha se mostrando  otimista na realização da festa, já pedi  para a vaqueirama se organizar que a festa irá acontecer.

Mesmo diante da escassez de recursos reclamados pelo prefeito Vilmar Cappellaro,   o mesmo já sinalizou que irá colaborar. Até porque diante mão, o presidente  Joaquim da Rocinha disse já ter colocado para o prefeito que sem a contrapartida da prefeitura, não há condições de realizar a 58ª Festa dos Vaqueiros de Jutai.

O prefeito já disse que vai fazer a festa,  tá com dificuldade de recurso, ele tá dizendo que o negócio não tá fácil, mas eu já passei pra ele: Sem a prefeitura não tem condições nenhuma de fazer a festa”, afirmou Joaquim.

Joaquim da Rocinha acreditando na colaboração total da prefeitura municipal, destaca ainda que o momento não é de divisão e sim de união para a realização do evento que é de grande tradição.

“A gente espera que o prefeito através da Secretaria de Agricultura, Reginaldo Alencar, porque o momento não é de divisão, o momento é de unir pra realizar uma tradição que tem naquela comunidade de muitos anos e, eu acredito que ele vai dar o suporte que precisa pra realizar a 58ª festa dos vaqueiros de Jutai”, concluiu  Joaquim da Rocinha.

Como acontece nas edições anteriores, as duas candidatas ao posto de rainha do vaqueiro, já estão trabalhando e arrecadando recursos para a festa, onde quem arrecada mais é a vencedora.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *