Humberto processa Blog do Jamildo

Senador Humberto Costa (PT-PE) concede entrevista à imprensa nas dependências do Senado Federal.  Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Por Jamildo Melo

Sem alarde, o senador pernambucano Humberto Costa (PT) entrou na Justiça Federal, em Brasília, com um processo contra o Blog de Jamildo, no dia 31 de março, alegando ter sofrido suposta difamação. Na ação, por supostos danos morais, o senador pede uma indenização de R$ 50 mil. A ação é movida contra o titular do blog e a repórter Marcela Balbino.

O vídeo começou a circular em grupos de WhatsApp na capital pernambucana na segunda-feira 16 de março, logo após às manifestações, mas em nenhum deles havia qualquer menção ao nome e ao trabalho do funcionário na estatal. A reportagem do blog foi postada no dia 26 de março.

Identificado e depois localizado pelo Blog de jamildo, o nome do senhor grisalho que aparece nas imagens demonstrando revolta com os destinos da estatal é Carlos Alberto Nogueira Ferreira. Ele trabalhou diretamente com o ex-diretor Paulo Roberto Costa, no Rio de janeiro, muito antes do agora famoso Paulo Roberto ter sido preso na Operação Lava Jato. Enviado para o Recife, Nogueira, como é mais conhecido, trabalhou como gerente financeiro da Petroquímica Suape, em Ipojuca, entre 2007 e 2013.

Na petição inicial, o senador petista cita a operação Lava Jato, onde teve o nome envolvido e responde a processo no STF, para reclamar de incontáveis boatos e acusações que são rapidamente divulgados pela mídia, especialmente com o impulso das redes sociais, segundo suas palavras. “Com isso, de intrigas palacianas se transformam em fatos consumados”

“O que estarrece qualquer sujeito alinhado com os preceitos do Estado de Direito e merece a imediata repreensão judicial é a reprodução acéfala, por profissionais de imprensa, de vídeos e fatos relatados pelo aplicativo whatsapp, com o lançamento de condenações antecipadas e sem a mínima fundamentação pertinente”, escreve, na ação.

Na verdade, Humberto Costa bem sabe, o Blog de Jamildo passou 15 dias para localizar o personagem, tendo entrevistado o petroleiro e o filho dele, que reafirmaram as denuncias. Não há juizo de valor algum por parte do blog em relação ao conteúdo do vídeo ou as falas posteriores.

Um dia depois que o Blog de Jamildo revelou quem era o personagem e sua condição de empregado da estatal, o mesmo vídeo foi reproduzido por um reporter especial do Estadão e também por material da agência Estado para todo Brasil, sem que se tenha notícia de busca de reparação judicial.

A ação corre na terceira vara civil da Justiça Federal em Brasília, pelas mãos da juiza de direito Geiza Fátima Cavalcanti Diniz.

Não é a primeira ação que o Blog de Jamildo recebe ação judicial por sua postura de independência e altivez. O então presidente do PT no Recife, Dilson Peixoto, aliado próximo de Costa, já entrou com processo na Justiça do Estado pedindo para retirar o blog do ar, mas teve suas pretensões rechaçadas. Humberto Costa também não terá êxito. Por meio da valorosa equipe de advogados do SJCC, a ação será contestada em tempo hábil.

Blog do Magno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *