Na sessão desta terça(11), o vereador da situação Fernando Angeim(PPS), destacou a fala do seu colega vereador Mantena da sessão anterior, com a sugestiva proposta de unir Izacolandia Lagoa Grande.
Com o assunto em debate de emancipação de alguns distritos vem sendo forte isso por meio do Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/15, do Senado, que prevê plebiscito e estudos de viabilidade municipal para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, muitos terminam sem viabilidade de emancipação.
Entre os critérios exigidos está a necessidade de a população do novo município e do que foi desmembrado ser de, pelo menos, 6 mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste; 12 mil habitantes no Nordeste; e 20 mil no Sul e no Sudeste.
O texto é igual ao do PLP 397/14, aprovado pela Câmara em junho de 2014 e vetado pela então presidente Dilma Rousseff porque “causaria desequilíbrio de recursos dentro do estado e acarretaria dificuldades financeiras não gerenciáveis para os municípios já existentes”. Além disso, a criação de municípios implicaria redivisão de recursos do Fundo de Participação dos Municípios
O vereador Fernando Angelim colocou o tema emancipação em seu discurso mesmo sem nenhum preposição dos demais vereadores em torno do assunto que por enquanto continua frio na Casa Zeferino Nunes.
“Hoje eu participo de dois grupos de emancipações, acredito que existem distritos que precisam sim serem emancipados, mas também não devemos brincar de fazer cidades nesse país, com essa situação que estamos vivendo não podemos tá criando prefeituras, Câmara de Vereadores, secretarias,” destacou o vereador Angelim.
Fernando mesmo dizendo que o assunto deve ser avaliado, o parlamentar se coloca como defensor da fusão de Izacolandia com o município de Lagoa Grande.
O vereador deu sugestão de convocar os prefeitos, câmaras de vereadores e toda comunidade para um debate o assunto e quem sabe chegar a uma acordo.
Fernando Angelim tentando engrossar a fileira, deixou claro seu interesse fazendo um chamamento para debater o assunto.