Lagoa Grande e mais 53 municípios Pernambucanos estão em Situação de Emergência decretada pelo Governo Federal

Cerca de 10 mil pessoas na cidade de Lagoa Grande, Sertão Pernambucano, estão sofrendo com a estiagem prolongada que já ultrapassa 180 dias. A estiagem afeta diretamente os criadores de caprinos e ovinos, as plantações de frutas e hortaliças dos mais de 3 mil produtores da agricultura familiar, maior economia do município. Devido á gravidade, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, levando em consideração o Decreto nº 46.526, de 25 de setembro de 2018, do Governo do Estado de Pernambuco/PE, reconheceu e decretou: Situação de Emergência no município.

Sempre atuando de forma firme e atenta, o prefeito já tem diversas agendas esta semana em Brasília na busca de recursos e medidas “Esta situação nos traz muitas preocupações. Precisamos buscar e adotar estratégias emergenciais na distribuição e abastecimento de água; compra e distribuição de milho e alimentos pela CONAB e distribuição de Cestas básicas emergenciais. Estaremos esta semana em Brasília, e levaremos vários pedidos emergenciais ao Governo Federal” ressalta Vilmar Cappellaro.

Segundo o secretário da Agricultura e coordenador municipal do COMPIDEC, Reginaldo Alencar, “É preciso minimizar rapidamente os efeitos da seca. O prefeito já nos determinou a abertura emergencial de mais barragens e barreiros; estamos oficiando o Exército para reforço nos carros pipas, entre outras medidas urgentes”. Além de Lagoa Grande mais 53 municípios do Estado foram incluídos no Decreto de Situação de Emergência.

ASCOM – Jornalista Responsável Sérgio Martins DRT/PE 6056   Fonte/Imagem: Imprensa Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *