Blog do Didi Galvão: 9 nomes são apontados como possíveis candidatos em 2020 ao cargo de prefeito de Lagoa Grande-PE

Eleição-2020-Lagoa-Grande-696x326

O município de Lagoa de Grande é o caçulinha do Vale do São Francisco, mas já nasceu pronto pra se destacar como produtor de uva e vinho do Nordeste. Lagoa Grande, emancipou-se no dia 16 de junho de 1995 do município de Santa Maria da Boa Vista. Teve como primeiro prefeito Jorge Roberto Garziera, o prefeito atual é Vilmar Cappellaro. Os dois são amigos de longas datas e aliados políticos, mas pelo que se comenta o rompimento entre os dois pode acontecer a qualquer momento.

Pelo menos 9 nomes são apontados como possíveis candidatos a prefeito de Lagoa Grande nas eleições de 2020, são 4 nomes do grupo do governo e 5 da oposição, sendo que um deles faz uma oposição de forma totalmente independente. Levando em consideração a possibilidade de racha no grupo governista, ainda da união do grupo liderado pela família Amorim e de que o Psol tenha candidatura própria, a disputa eleitoral de 2020 em Lagoa Grande deve ser uma das mais acirradas de sua recente historia política.

O atual prefeito Vilmar Cappellaro (MDB) é um dos pré-candidatos, primeiro porque constitucionalmente ele tem o direito de concorrer, depois porque vem fazendo um governo que não deixa brecha pra falatório da oposição. No grupo governista o qual o nome de Vilmar está inserido, ainda consta o da vereadora Edneuza Lafaiete e dos ex-prefeitos, Jorge Garziera e a esposa, Rose Garziera. Lembrando que da casa do casal Jorge e Rose só pode sair um candidato, levando em consideração o rompimento de Edneuza, o grupo governista pode se dividir lançar até 3 candidaturas.

A oposição que saiu da ultima eleição sob a liderança do ex prefeito Robson Amorim, tem atualmente 4 nomes de possíveis candidatos e apenas dois pode abrir mão da indicação em favor do nome do outro.  Que seria os nomes de pai e filho, ambos são ex-prefeitos. Além dos nomes de Robson e de Dhoni Amorim, ainda consta entre os possíveis candidatos da oposição o ex-secretário de educação, Daniel Torres e o do ex-vereador Joaquim da Roçinha. Tambem fazendo parte da oposição, mas de forma totalmente independente como já citado antes está o de Maranhão do Psol.

O ano de 2020 não será apenas de comemorações de bodas de prata do município, pode se tornar também o da disputa eleitoral com maior número de candidatos e consequentemente o mais acirrado. Desde foi emancipado em 1995, a política de Lagoa Grande é marcada pela disputa de dois grupos sendo um liderado pelo ex-prefeito, Jorge Garziera e o outro pelo também ex-prefeito, Robson Amorim. Matematicamente Garziera tem levado vantagem sob Amorim, tanto que o atual prefeito o Vilmar Cappellaro é do grupo de Jorge. O duelo entre os dois grupos, pode ser um incentivo para o acirramento na disputa do ano que vem. Quem viver, verá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *