Centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todas as regiões do estado devem acompanhar, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), nesta sexta-feira (1º/02/2019), às 15h, a posse do agricultor familiar e ex-presidente da FETAPE, Doriel Barros (PT), como deputado estadual. Entre os 49 parlamentares eleitos, ele foi o 4º mais votado, com 66.990 votos. Esse é um momento importante para as lutas do campo, pois Doriel assume o assento da agricultura familiar na Casa Joaquim Nabuco, que ficou vago desde a morte do ex-deputado Manoel Santos, em 2015.
Em seus compromissos de campanha, Doriel Barros se colocou a serviço das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras, em especial dos agricultores e agricultoras familiares e dos assalariados e assalariadas rurais. Nesse sentido, sua atenção será voltada para questões estruturantes para o campo, a exemplo das iniciativas de convivência com o Semiárido e da reestruturação socioprodutiva da Zona da Mata. De um modo geral, ele também pretende contribuir, a partir de diferentes articulações, para que a reforma da previdência não seja aprovada. Na próxima semana, já empossado, ele estará viajando a Brasília para cumprir uma agenda sobre esse tema.
Doriel Barros é natural de Águas Belas, onde realizou as mais diferentes atividades no campo, desde criança, para ajudar a sua família. Nesse caminho, além de trabalhar na roça, fez e vendeu doce de batata de umbu, durante a adolescência, e comercializou produtos da agricultura familiar nas feiras livres dos povoados do seu município e cidades vizinhas. Mesmo diante de muitos desafios, concluiu o Científico, o Magistério e o Curso de Administração. Hoje, é pós-graduado em Ciências Políticas.
Como dirigente sindical, foi delegado de base, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Águas Belas e esteve, durante 16 anos, na direção da FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco), sendo, por dois mandatos, presidente da instituição.