Na sessão da última terça (30) a Secretária Municipal de educação Fabiana Ribeiro, finalmente foi a Casa Zeferino Nunes atendendo requerimento aprovado por unanimidade pelos vereadores, para dar explicações sobre o fechamento da Escola Fabriciano Alves Cardoso, na localidades dos Tanques no interior do município.
Convocada para comparecer na sessão do último dia 23/04, a secretária não compareceu alegando está em uma reunião, no entanto, nesta terça, ao iniciar seu discurso a secretária avisou logo que sua presença seria rápida que teria que se ausentar logo em seguida a sua fala na tribuna por motivo de viagem.
“Vou está brevemente aqui porque vou ter que me ausentar, até por questão de dizer que fui chamada esta casa e, a gente precisou viajar hoje e, deixei pra ir logo após esse momento”, avisou a Secretária.
A secretária deu inicio a sua fala enaltecendo a atual gestão e dando uma alfinetada na gestão passada destacando a realização do pagamento do retroativo aos professores referente a 2016, que não teria sido pago na gestão do ex prefeito Dhoni Amorim.
“Então dizer a vocês eu estou alegre hoje pelo ato de que hoje nos pagamos ai a educação com todo o sacrifício que a gente vem… que vem acontecendo na educação com o governo, mas a gente estamos pagando o retroativo a todos os nossos professores, de 04 meses com relação a 2016, onde o governo de Vilmar cappellaro tem o compromisso onde não foram honrados a esse pagamento em 2016 e, hoje nós estamos pagando justamente essa folha, que foi pré escrita e não foi realizada”, disse Fabiana Ribeiro.
A secretária disse deixar claro sobre a sua intensão e do governo Vilmar Cappellaro, com relação a multi seriadas, escola multi seriadas a partir de 2010 ela estão sendo extintas.
“A escola hoje dos Tanques ela só tem apenas 26 alunos, foram transferidos 3 alunos, nós não temos condições de manter 26 alunos, com 3, 4 professores, isso foi dito em reunião em fevereiro então o que foi questionado…foi questionado que o transporte iria ser pego e vir com os meninos para Escola Saberes e Helio Ferreira”, afirma Fabiana.
E após repetir por várias vezes que é professora de sala de aula em alto e bom tom, a secretária fez questão de dizer:
“Lembrando seguinte: – eu não sou mandada, hoje eu sou especialista em educação, hoje eu tenho mestrado, dois mestrados; ciências em educação e filosofia. Eu não estou aqui brincando de fazer educação, e nem tão pouco eu queria um filho meu em uma escola multi seriada”, pontuou a secretária Fabiana Ribeiro.
Para Fabiana, a educação tem um papel importantíssimo dentro do nosso pais, onde talvez a apenas se pense na questão de se acomodar e pensar que é importante enquanto os pais pensam nos filhos estarem perto deles.
Transporte Escolar
O que em relação ao transporte dos alunos a secretária disse uma coisa ao contrário do que acontece na realidade e, foi mostrado em videos e fotos pelos pais do alunos, um transporte precário e sem segurança que não é ônibus (os Amarelinhos) do FNDE.
“Então, se o nosso compromisso no transporte escolar ele está indo, que é o FNDE, carro próprio, do FNDE, então ele está indo e, nós estamos cumprindo com o dever que é a educação, as vezes a gente se acomoda nesse sentido, mas eu quero lembrar que eu faço parte hoje de um governo que eu priorizo o ensino o aprendizado”, afirma a secretária.
Segundo Fabiana, educação é prioridade para todos no Brasil e não para uma pequena minoria e deixou bem claro sua defesa e posicionamento pelo fechamento das escolas de multi seriado.
“E eu defendo, eu defendo sim. Não tem condições, se não tem condições…É avaliado no IDEB O auno da multi seriada? não é. Ela tem recurso?”, colocou Fabiana.
A secretária falou na quantidade de aluno da referida escola em que estudam desde o Pré 1, Pré 2 e do 1º ao, 5º ano todos em sala única, onde a auxiliar designada para a escola teria pedido transferência para outra escola, devido problemas ocorrida na referida escola.
A secretária ainda falou dos problemas como o tamanho do muro e da falta de segurança na escola, o que na questão de segurança, outras escolas também não dispõe.
O discurso da secretária não foi convincente aos pais de alunos e Fabiana foi vaiada no final do seu discurso pelos pais presentes e, os vereadores não puderam sabatinar a secretária para questionamentos porque ela se retirou em seguida a sua fala.
Trágico para o governo, bom para oposição! Governo fraco.