Os governadores do Nordeste estiveram reunidos, na tarde desta quinta-feira (9), com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), no Palácio do Planalto. Na pauta do encontro, os gestores entregaram uma carta com os pleitos nordestinos para o presidente. O governador Paulo Câmara (PSB) apontou as especificidades de cada Estado e reforçou a pauta comum entre eles.
“Cada Estado tem sua particularidade e seria improdutivo trazer uma lista de solicitações que contemplasse todos esses pontos. O foco na educação e na retomada das obras foi uma opção estratégica para nossa região e para o Brasil”, afirmou o governador Paulo Câmara.
Depois dos cortes anunciados pelo Governo Federal junto às universidades e institutos federais não poderia faltar a Educação na pauta do encontro. Portanto, a prorrogação e ampliação do FUNDEB; Negociação em razão de condenações judiciais sobre diferenças do FUNDEF devidas pela União aos Estados.
Os governadores também cobraram obras na Região Nordeste tendo a aceleração do crescimento econômico e a geração de empregos. Participaram também da reunião os ministros Paulo Guedes (Economia), Carlos Alberto dos Santos Cruz (Governo), Ônix Lorenzoni (Casa Civil) e Bento Lima (Minas e Energias).
Veja a carta: