“A revitalização da Adutora do Garças será a redenção de Santa Maria da Vista na geração de emprego e renda ”, afirma Lula de Moço

Lula de Moço, empresário da Gonzaga Agronegócio, atua há 32 anos na área da agricultura irrigada em Santa Maria da Boa Vista. O empresário aproveitou o pré-lançamento da Serenata da Recordação na última sexta-feira (10), em Petrolina, para falar da sua expectativa e da sua alegria em ver a revitalização da Adutora do Garças após 15 anos de paralisação. A adutora foi construída no ano de 1985 pelo então governador Roberto Magalhães na gestão do prefeito  Xisto Graciliano.

Na época em que o Sistema do Garças estava em plena operação, irrigando cerca de 1200 ha, a cidade vivia o pleno emprego com a produção de tomate e frutas in natura, que abasteciam as fábricas e os mercados de frutas do Nordeste. “A iniciativa do prefeito Humberto Mendes de revitalizar essa obra é a redenção do povo boavistano que precisam de oportunidade de emprego e renda, como também precisa compartilhar as despesas e o sucesso da obra para fortalecer socialmente a nossa cidade”, comentou Lula de Moço.

O sistema que esteve há cerca de 15 anos desativado deixou o município com sua economia comprometida na produção. Deixou também a população sem perspectiva de renda no Vale do São Francisco. Com o seu retorno, a meta é gerar 4000 empregos diretos. “Esses 1200 ha irrigados na margem do Rio Garças vai gerar empregos e atrair novos investimentos para Santa Maria. Deixará a cidade alegre e estruturada, onde os produtores terão a certeza que a água vai ficar ali”, esclareceu.

O empresário Lula de Moço sempre acreditou na agricultura e colocou a sua empresa à disposição para dar assistência técnica, em parceria com a prefeitura e a Embrapa. “Depois de novos estudos de mercado, nós precisamos implantar novas culturas, já que temos água e o melhor solo da região. Somos o maior produtor de banana do estado. Nós precisamos estruturar Santa Maria para o novo momento da agricultura”, finalizou.

Segundo o secretário de agricultura, Roberto Alexandre, o município está investindo cerca de R$ 1 milhão para trocar todo o sistema de bombeamento e para a construção de canais no trecho do perímetro. Além disso, deve assegurar o pagamento da energia e manutenção por tempo determinado até que as famílias comecem a produzir.

Blog do Banana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *