Em clima de política 2020, bancada da situação vota favorável, mas faz justificativa contrária a medalha concedida a Daniel Torres

DSC01981

Na última terça(08), foi claro e evidente a reação em clima de politica 2020 na favorável  votação e as justificativas contrárias que estiveram presentes na sessão da Casa Zeferino Nunes sobre a concessão da medalha do Mérito Hermes Amorim ao ex secretário de educação do município Daniel Torres.

O líder da situação, vereador Mantena, após lido o decreto pelo secretário da casa e, aberto espaço para discussão do decreto legislativo, ele pediu ao presidente que fosse lido o artigo referente a concessão da medalha, justificando que chegaram atrasados os vereadores Fernando Angelim e Alvanir.

Em seguida foi nítida a reação contraria ao decreto, mesmo se justificando que iriam votar a favor, os vereadores Mantena, Edneuza Lafaiete e Fernando Angelim fizeram observações com pontuações críticas mesmo se dizendo favoráveis.

O que eles disseram:

Mantena

Já o vereador o Mantena, relembrado e seguindo um princípio e uma cobrança dura da vereadora Lindaci e segundo ele com razão, em um bate rebate em desacordo com a vereadora sobre um decreto de título de cidadão oferecido pelo vereador Mantena a algum tempo atrás sem antes ser dado conhecimento as duas bancadas, ele chamou atenção:

“Nós ajustamos aqui internamente que qualquer matéria dessa natureza, é tanto que o artigo é o mesmo que cidadão, a gente vereadora Rosa, avisaria com antecedência aos nobres pares”, disse Mantena se justificando não ter não ter nada contra ao decreto e, sim, por não sido dado conhecimento antecipadamente através do grupo de Whatssap aos parlamentares, já que o mesmo já vítima de críticas no mesmo processo, sendo que em um caso de concessão de título de cidadão.

Mantena destacou que atualmente Daniel Torres presta serviço ao município de Curaçá e disse fazer juízo de valor ao que o mesmo fez enquanto esteve no município de Lagoa Grande.

“Espero que essa matéria ela não tenha punho político seja meramente por mérito”

Edneuza Lafaiete

A vereadora Edneuza Lafaiete foi curta e grossa na sua justificativa, mesmo votando a favor do decreto, mas em desacordo com a concessão da medalha.

“Vereadora Rosa, eu quero dizer a vocês vereadores que eu voto na matéria em consideração aos nossos vereadores, uma pessoa que merece uma medalha, ser reconhecido com uma medalha ou um título de cidadão, é quando ele trabalha pelo município que ele não é remunerado”, disse a vereadora e destacou a ação desempenhada por a tão conhecida Maria da Penha, como representante da sociedade civil, segundo ela merecedora da medalha.

E acrescenta:

“Ela trabalha e não é remunerada com nada. Por isso Maria deste já, você vai ter uma medalha dessa casa”. Agora Daniel Não, Daniel sempre trabalhou e sempre foi remunerado, então eu quero dizer a vocês vereadores, que eu nunca deixe de votar em um título de cidadão aqui nessa casa, sempre votei por causa dos vereadores e, vou votar nesse título Rosa, nessa medalha Rosa, porque tá vindo de vocês vereadores da oposição, se eu não votasse; dizia só porque foi a oposição que botou, mas que ele não é merecedor, de jeito nenhum,  isso eu digo e faço questão que ele saiba,  ele sabe o que já fez, ele sabe o que já aconteceu, então Rosa vou votar por você, mas pelo Daniel, de jeito nenhum”.

Fernando Angelim

“A gente tem feito acordos para que essa coisas não aconteça, e de maneira muito natural e nós vamos continuamos atropelando as esmas coisas que nós acordamos, eu não tenho assim dificuldade em votar na matéria, nem quero aqui discuti a questão do mérito da medalha, mas eu gostaria que uma matéria como essa fosse dada conhecimento aos edis antecipadamente como aqui a gente tem acordado”

Regimento Interno

  O artigo 40 do regimento interno diz: “A muitas atribuições dentre elas, destaca-se, atribuição título de cidadão honorário a pessoa que reconhecidamente tenha prestado relevantes serviços a comunidade, concessão de medalha Hermes de Amorim, a cidadão de Lagoa Grande por relevantes serviços prestados a esse município”.  

A autora da homenagem, a vereadora Rosa de Erasmo destacou que é de conhecimento de todos a câmara municipal de Lagoa Grande, já concedeu muitos títulos de cidadão Lagoagrandense que não nasceram na cidade e, que tem serviço prestado ao município e, que no ano de 2005 o regimento interno da casa passou por algumas alterações aprovada por dois terços, inclusive no artigo 40 da letra R que concedi a medalha ao mérito Hermes Amorim.

A concessão da Medalha abriu um espaço para um debate para quem são os verdadeiros merecedores da honraria e, que desempenham um trabalho importante na cidade, inclusive foi colocado os que fazem a imprensa são merecedores da medalha como outras figuras do município, públicas e não públicas.

Vale destacar que Daniel Torres vem se colocando como um dos nomes a pré candidato a prefeito pelo grupo da oposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *