Finalizado neste domingo, agora à tarde, neste 20 de outubro, o Congresso Estadual do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco elegeu para presidir a sigla para os próximos quatro anos o deputado estadual Doriel Barros.
No resultado final, Doriel obteve 199 votos; o atual presidente Glaucos Lima, 79 votos; José de Oliveira 4 votos e Roberto Mardone, 2 votos.
Doriel teve entre outros apoiadores, o senador Humberto Costa, o deputado federal Carlos Veras, a deputada estadual Dulcicleide Amorim, o ex-deputado e presidente do IPA, Odacy Amorim, além do secretario Dilson Peixoto (Desenvolvimento Agrário de Pernambuco).
Ainda de Petrolina, o presidente eleito contou com os votos da militantes tradicionais da sigla na ‘capital do São Francisco, as professoras Neuma e Norma Guedes.
O atual dirigente, Glaucos Lima, segundo mais votado, teve entre seus apoiadores, a deputada federal Marília Arraes e os vereadores Cristina Costa e Gilmar Santos, PT de Petrolina, maior colégio eleitoral do sertão.
A posse de Doriel Barros ocorre após o Congresso Nacional da sigla que acontece acontece no começo de novembro.
O resultado da escolha de Doriel no Congresso estadual da sigla neste domingo, confirma a maioria obtida pelo deputado no Processo de Eleições Diretas – PED – mês passado quando o ex-presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco (Fetape), foi vitorioso no processo de escolha pelos filiados do PT no estado.
Com a vitória confirmada de Doriel, a ala do partido encabeçada por Odacy e Dulcicliede Amorim, vence novamente os candidatos apoiados pela vereadora Cristina Costa e Gilmar Santos.
No PED, o presidente do IPA e a deputada, deram a Doriel, a vitória em Petrolina com uma frente apertada de pouco mais de 30 votos.Mesmo cada grupo tendo seu candidato, o discurso dos petistas petrolinenses é um só, passado o processo interno eleitoral em 2019: unidade.
Todos os filiados, detentores de mandatos, de cargos públicos, agora iniciam, junto com o novo presidente do PT de Petrolina, o presidente do Sintepe, Robson Nascimento, e de todo o diretório municipal, a organização do PT que virá forte para as eleições municipais de 2020.
No campo majoritário, com a afirmação da candidatura própria, o nome do ex-deputado Odacy Amorim é sempre posto, mas podem aparecer ou não, outros nomes, caso a maioria dos filiados apontem nesta direação, mas tudo será amplamente debatido pelo partido na ‘capital do ‘são francisco’.
A legenda também vai ter como meta, ampliar as cadeiras na Câmara Municipal, focando ainda a reeleição dos vereadores Cristina Costa e Gilmar Santos.
Cinara Marques, da Redação Portal Tribunna