“Se depender do STR, agricultores de Lagoa Grande até o próximo mês estarão comprando o Milho da Conab”, diz Ivo Lopes

f5fca162-61fd-48ad-abd8-64b28e89a13e

Com a seca castigante que assola o sertão, os pequenos agricultores sofrem com a falta de pastagem e para tentar escapar seus rebanhos vem comprando ração a preço bastante caro, sacrificando um pouco da renda que possui e que depende para sobreviver no interior.

E a compra subsidiada do milho pela Companhia Nacional de Abastecimento(Conab) do governo federal, por um preço bastante baixo tem sido uma forma de amenizar esse sofrimento em anos anteriores para os agricultores e este ano, os agricultores até o próximo mês já poderão estar tendo acesso a essa compra novamente.

E esta semana o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Lagoa Grande, Ivo Lopes esteve em Petrolina em reunião e,  trouxe uma informação que certamente vai alegrar os agricultores.

Ivo informou que estará chegando possivelmente já  na próxima semana para serem distribuídos 700 mil kg de milho no depósito da Conab em Petrolina, apesar dessa não ser a mesma quantidade que vinha anteriormente.

Porém, ainda segundo presidente, um dos trâmites mais demorados é está sendo inserindo os cadastros dos agricultores no sistema, que é realizado pela Conab, isso porque o número de servidores é reduzido e, para tentar agilizar, os sindicatos estão enviando oficios a Conab para que seja liberado mais servidores.

De acordo com Ivo a parti desta sexta(17), os agricultores já podem estar adquirindo a ficha sanitária que emitida pela Adagro e deixando no STR e no ato da entrega da ficha sanitária o agricultor vai estar assinando uma procuração para a retirada do milho, assim que liberado o cadastro da compra.

“A partir do  momento que assinar a procuração que deixar a ficha sanitária, a gente vai estar mandado para a Conab urgentemente para estar fazendo a liberação do cadastro que vai depender disso, para fazer a liberação do cadastro da compra e pra entrega pra pegar o milho na Conab. Todos os cadastros terão que ser cadastrados no sistema da Conab, que é feita pelo servido da Cohab, que já está em Petrolina desde ontem vendo todas essas questões e trâmites para vinda do milho”, disse Ivo Lopes.

Vale destacar que o município de Lagoa Grande, segundo Ivo, é o município com o maior número de agricultores cadastrados, ano passado foram 284 agricultores seguido de Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

“Dependendo da quantidade de cadastros que chegarem a nossas mãos a gente vai estar se organizando e se tiver muitos cadastros até a próxima terça-feira, vou estar me dirigindo a Conab em Recife já levando esses cadastros para agilizar a liberação dos agricultores”, acrescentou Ivo.

O presidente solicita a divulgação por parte dos representantes de associações para que essa informação chegue aos agricultores e os mesmos providencie toda a documentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *