A mulher de 45 anos de idade notificada com suspeita de coronavírus, em Juazeiro (BA) mora em Petrolina Ela trabalha na área da saúde no município baiano e viajou com o marido para a Alemanha, França e Espanha.
Segundo informações, a paciente apresentou apenas quadro gripal sem febre, o que não se enquadra nos critérios do Ministério da Saúde e já está bem.
Como ela trabalha numa unidade de saúde de Juazeiro, teriam informado a situação à prefeitura da cidade e fizeram o recolhimento do material para análise, por isso o caso dela não se encaixa como sendo de Pernambuco.
Juazeiro está adotando um critério diferenciado, estabelecido pelo estado da Bahia. Todos que tiveram contato com a mulher estão em quarentena domiciliar, com quadro de saúde estável, sem gravidade.
O questionamento é se a prefeitura de Juazeiro comunicou o fato à vigilância epidemiológica de Petrolina, já que a paciente mora em Pernambuco e estava a trabalho no município baiano.
Com a propagação da notícia que gerou surpresa para muitos, a prefeitura de Petrolina enviou um informativo com orientações sobre o coronavírus e reiterou que não há motivo para pânico e disseminação de conteúdos falsos.
Acompanhe:
Nenhum caso suspeito de coronavírus foi notificado em Petrolina até esta terça-feira, 10 de março de 2020. Mesmo assim, a prefeitura continua reforçando as medidas de segurança e de prevenção.
Nossos profissionais já estão capacitados para o atendimento, caso a cidade venha a registrar algum caso suspeito. Não temos motivo para pânico. As grandes armas contra o coronavírus são a higiene das mãos e a etiqueta respiratória.
Importante checar as informações confiáveis e apenas disseminar conteúdos verdadeiros. Propagar informações falsas aumenta o medo, além de fazer com que as pessoas estejam menos protegidas e mais vulneráveis ao vírus.
Blog do Edenevaldo Alves